II Ciclo de Debates GEBIG 2019: “Riscos, resíduos e radioatividade”

Postado por IEAR em 02/abr/2019 - Sem Comentários

Na segunda atividade do II Ciclo de Debates GEBIG 2019, o tema é: riscos, resíduos e radioatividade, assunto muito relevante para Angra dos Reis, por conta da presença da usina nuclear, mas que envolve outros lugares do Brasil que também são afetados pela extração de urânio, pelos depósitos radioativos ou pelas promessas de instalação de novas usinas.


Joelma do Couto, ativista da Articulação Antinuclear Brasileira, trará algumas dessas situações que ocorrem no Brasil e como vem se dando a tentativa de exercer um controle social sobre as atividades que envolvem riscos para a população. Um exemplo bem recente é o caso das barragens com rejeitos radioativos das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Caldas/MG, cujo risco de rompimento vem sendo acompanhado por pesquisadores e pelo Ministério Público.

Maria Clara Sevalho, atual coordenadora geral da SAPÊ concluiu sua dissertação de mestrado em Turismo sobre o Plano Emergencial da Central Nuclear de Angra dos Reis e trará uma abordagem sobre a situação local.

Maria Raquel Passos Lima, professora do curso de Políticas Públicas na UFF-Angra e pesquisadora do GEBIG, irá mediar o debate, buscando aprofundar as relações entre riscos e resíduos, a partir da discussão apresentada.

A atividade se inicia às 14h30, no Auditório do IEAR/UFF, em Jacuecanga.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notícias

 

Para acessar todas as notícias, clique aqui.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content