Curso de Extensão: “Pensamento espacial e iniciação cartográfica: conceitos e representações na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental”

Postado por IEAR em 15/jul/2019 - Sem Comentários

Inscrições:

De 14 de julho a 13 de agosto de 2019.
Para acessar o link de inscrição, clique aqui

Desde a Educação Infantil, as crianças podem desenvolver noções espaciais e temporais elementares para o desenvolvimento dos novos conhecimentos nos anos posteriores, a medida que a aprendizagem ocorre em uma rede de significado e processos de mudanças conceituais.

O curso está organizado em três encontros presenciais:

• 14 de agosto: Pensamento espacial e noções de espaço e tempo Espaço e tempo: conceitos construídos socialmente;

• 25 de setembro: Formas de representação e pensamento espacial: pontos de referência, localização, orientação e escala Representação cartográfica, imagens de satélite e fotografia aéreas;

• 23 de outubro: Referenciais teórico-metodológicos acerca dos temas desenvolvidos no curso: diálogo sobre as atividades com as turmas nas unidades escolares.

Carga horária total:
30 horas (18 horas presenciais e teóricas e 12 horas de atividades na unidade escolar).

Público-alvo:
Professores em exercício na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e professores de Geografia e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Angra dos Reis (RJ) e estudantes dos cursos de Pedagogia e Geografia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR – UFF).

Responsáveis:
Profa. Dra. Paula Juliasz – paulacsj@id.uff.br
Prof. Dr. Daniel Roberti – daroberti@yahoo.com.br

Link  para inscrição:
Clique aqui.
As inscrições estão abertas até o dia 13 de agosto de 2019.