Educação e meio ambiente: rede de prevenção à desastres ambientais

Postado por IEAR em 10/ago/2020 - Sem Comentários

Educação e meio ambiente: rede de prevenção à desastres ambientais

Retirado do site Tecnologia Social – UFF

Interdisciplinar, interinstitucional e multisetorial. São essas as três características fundamentais da “Rede de Educação para Redução de Desastres”, a RED. O seu objetivo é criar, executar e aprimorar projetos educacionais que trabalhem para a prevenção de desastres e para a instalação de uma cultura de prevenção em Angra dos Reis.

A experiência de tecnologia social é coordenada pelo professor doutor Anderson Mululo Sato, do Departamento de Geografia e Políticas Públicas, situado no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), campus da UFF de Angra dos Reis. Através da sua iniciativa, a experiência se articula com instituições públicas e privadas do município, além da comunidade local, tendo em vista os desafios vividos por Angra dos Reis, que possui histórico de desastres socioambientais, como deslizamentos e inundações.

Em seu escopo de trabalho, já foram realizados cursos, feiras e eventos, além da formação de núcleos comunitários de proteção e defesa civil, em conjunto também com as escolas e universidades do local, o que eleva ao número de mais de 600 educadores alcançados e 200 alunos de escolas do ensino fundamental e médio.

A experiência une a educação à sustentabilidade e para além de uma rede de educação local, desde 2015 a RED une profissionais inter e multidisciplinares, como geógrafos, agentes comunitários de saúde, biólogos, engenheiros e agentes da defesa civil, por exemplo.

A rede leva em consideração as demandas locais, o histórico e as ações já realizadas, sendo um programa de educação inovador, quando se fala em educação para redução e prevenção de desastres, levando o debate e o estímulo ao pensamento crítico-reflexivo da população local. A ideia é que o modelo possa ser reaplicado em outros municípios, sendo adaptado para as realidades de cada local. Para conhecer todas as iniciativas do projeto, é possível acessar diretamente o portal próprio da rede (http://www.red.eco.br/).

A experiência de tecnologia social “Rede de Educação para Redução de Desastres (RED)” faz parte do Catálogo de Tecnologias Sociais de 2019, que você pode ler na íntegra aqui. E para conhecer mais sobre o trabalho que temos desenvolvido na Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais, acesse aqui.