Estágios Curriculares Obrigatórios


O estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam matriculados e frequentando o ensino regular. O estágio faz parte do projeto pedagógico dos cursos, além de integrar o itinerário formativo; objetivando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, a contextualização curricular e o desenvolvimento e para a vida cidadã e para o trabalho. Para mais informações, clique aqui.



Procedimentos para providenciar a documentação necessária e iniciar o estágio obrigatório para os cursos de Licenciatura em Geografia e Pedagogia:


ESTÁGIO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

• ESTÁGIO ESCOLAR MUNICIPAL EM ANGRA DOS REIS
• ESTÁGIO ESCOLAR MUNICIPAL NOS DEMAIS MUNICÍPIOS

ESTÁGIO ESCOLAR ESTADUAL

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ESTÁGIOS

.



ESTÁGIO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR


1° Passo: Comparecer à Secretaria do IEAR para preencher o Formulário de Estágio Não Escolar ou obtê-lo no final desta página e entregá-lo preenchido na Secretaria.

2° Passo: Serão gerados uma Carta de Apresentação para o aluno apresentar-se formalmente no local escolhido de estágio e o Mapa de Estágio.

3° Passo: O aluno deverá registrar as atividades no Mapa de Estágio, que será assinado pelo responsável que o supervisionará. Após concluído o estágio, o Mapa deverá ser entregue ao professor da disciplina de estágio.

.



• ESTÁGIO ESCOLAR MUNICIPAL EM ANGRA DOS REIS

1° Passo: Cadastrar-se no site da Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis (SECT Online – Opção Estágio – Estágio Não Remunerado)

http://177.70.147.196:8080/sectonline/crbst_34.html

Clicar em “Não tenho senha” para realizar o cadastro, continuar a inscrição e escolher a escola em que deseja estagiar.

2° Passo: Após a inscrição na escola ser efetivada, será gerada a Carta de Apresentação. O aluno terá um prazo de 7 dias úteis para coletar a assinatura da Secretaria Municipal na Carta de Apresentação. É neste intervalo que o aluno deverá providenciar o Termo de Compromisso de Estágio.

3° Passo: Para gerar o Termo de Compromisso de Estágio e o Mapa de Estágio, o aluno deverá comparecer à Secretaria do IEAR para preencher o formulário de Estágio Escolar com os dados do próprio aluno e o nome da escola em que foi cadastrado para realizar o estágio, assim como o horário do estágio.

4° Passo: Em posse do Termo de Compromisso, comparecer à Secretaria Municipal de Educação, onde o aluno coletará a assinatura na Carta de Apresentação (dentro do prazo de 7 dias após gerada a Carta). Coletará também assinatura nas três vias do Termo de Compromisso, sendo que uma via ficará na Secretaria Municipal de Educação e uma via deverá ser entregue na Secretaria do IEAR, após assinada em todos os campos.

Horário de atendimento SECT:
Segunda a sexta-feira, 10h-11h e 13:30h-16:30h


5° Passo: Apresentar-se na escola selecionada para iniciar o estágio e entregar a Carta de Apresentação. Caso o Termo de Compromisso ainda não tenha sido assinado pela Secretaria Municipal, providenciar nas três vias a assinatura do diretor da Escola no Termo de Compromisso e entregar uma via na Secretaria do IEAR.

6° Passo: O aluno deverá registrar as atividades no Mapa de Estágio, que será assinado pelo professor da escola que o supervisionará. Após concluído o estágio, o Mapa deverá ser entregue ao professor da disciplina de estágio

.


• ESTÁGIO ESCOLAR MUNICIPAL NOS DEMAIS MUNICÍPIOS


1° Passo: Comparecer à Secretaria do IEAR para preencher o Formulário de Estágio Escolar, com as informações do próprio aluno e da escola em que deseja estagiar (todos os campos deverão ser preenchidos).


2° Passo: Após entregue o Formulário, serão confeccionados três vias do Termo de Compromisso de Estágio devidamente assinados pela Coordenação de Estágio do IEAR e o Mapa de Estágio.


3° Passo: Apresentar-se na escola onde será realizado o estágio e recolher a assinatura nas três vias do Termo de Compromisso de Estágio. Uma via ficará com a escola, uma com o estagiário e a outra via deverá ser entregue na Secretaria do IEAR, com todos os campos devidamente assinados.

4° Passo: O aluno deverá registrar as atividades no Mapa de Estágio, que será assinado pelo professor da escola que o supervisionará. Após concluído o estágio, o Mapa deverá ser entregue ao professor da disciplina de estágio.

.


ESTÁGIO ESCOLAR ESTADUAL

1° Passo: Na Secretaria do IEAR ou no final desta página, com o nome de Formulário para Termo de Compromisso, encontra-se o formulário que deverá ser preenchido com as informações do aluno e da escola que pretende estagiar. O mesmo deverá ser preenchido e entregue na Secretaria do IEAR para gerar o Termo de Compromisso de Estágio e o Mapa de Estágio.

2° Passo: Após o Termo de Compromisso confeccionado, assinar nas três vias no campo “Estagiário” e providenciar o restante da documentação na Secretaria do IEAR ou no final desta página, a saber:

• Apólice de Seguros. – para conhecimento;
• Carta de Apresentação – preencher e coletar a assinatura do professor da disciplina de estágio;
• Carta de Autorização – preencher, datar e assinar autorizando a UFF a entregar a documentação na SEEDUC;
• Cópia de documento de identidade;
• Ficha de Apresentação – preencher o documento até o nível/modalidade de ensino. A parte final fica a cargo da SEEDUC;
• Ofício; – ver 5º passo;
• Termo de Compromisso – assinar nas três vias no campo “Estagiário”.

3° Passo: Após toda documentação ser preenchida e devidamente assinada, entregar na Secretaria do IEAR em envelope identificado com nome e curso para que seja protocolizado o envio à SEEDUC.

4° Passo: A documentação é enviada à Regional da SEEDUC em Volta Redonda, via motorista UFF ou Protocolo SEEDUC, onde será avaliada e autorizada para o início das atividades de estágio.

5° Passo: Após retorno da documentação, o aluno a retirará a na Secretaria do IEAR/UFF. Ao se apresentar na escola, deverá preencher e coletar a assinatura da Direção no Ofício e no Termo de Compromisso em até 7 dias para que seja entregue na Secretaria do IEAR/UFF a fim de confirmar a presença do aluno e inseri-lo na planilha de seguro.

6° Passo: O aluno deverá registrar as atividades no Mapa de Estágio, que será assinado pelo professor da escola que o supervisionará. Após concluído o estágio, o Mapa deverá ser entregue ao professor da disciplina de estágio.


.



• DOCUMENTOS NECESSÁRIOS


Todos os dados deverão ser preenchidos sem abreviação. A solicitação não será atendida caso haja algum campo não informado ou preenchido incorretamente.

Estágio em ambiente não escolar:

• Formulário para Estágio Não Escolar

Estágio Escolar na Rede Municipal:

• PEDAGOGIA – Formulário para gerar Termo de Compromisso de Estágio (TCE)
• GEOGRAFIA – Formulário para gerar Termo de Compromisso de Estágio (TCE)

Estágio Escolar na Rede Estadual:

• PEDAGOGIA – Formulário para gerar Termo de Compromisso de Estágio (TCE)
• GEOGRAFIA – Formulário para gerar Termo de Compromisso de Estágio (TCE)
• Apólice de Seguros
• Carta de Apresentação
• Carta de Autorização
• Ficha de Apresentação
• Ofício














Notícias

Professor Anderson Sato fala sobre redução de desastres no Costazul Talk Show
Retirado de COSTAZUL News - Talk Show O professor Anderson Sato da Universidade [Ler Mais]
Minicurso - Análise de Conteúdo com NVivo
INSCRIÇÃO Inscrições abertas até 15 de novembro O CURSO: O minicurso de an[Ler Mais]
Roda de Conversa com a Divisão de Programas Sociais
A Divisão de Programas Sociais está promovendo “Rodas de Conversas”, com o intuito de estreitar laç[Ler Mais]
Aula do Curso de Extensão sobre Retórica
No dia 19 de outubro, sábado, tivemos uma aula sobre "A Retórica de Chaïm e suas contribuiç[Ler Mais]

 

Para acessar todas as notícias, clique aqui.

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados