Postado por Comunicação em 23/mar/2022 - Sem Comentários
LINK PARA INSCRIÇÕES NO V CONGRESSO DE DIVERSIDADE E INTERCULTURALIDADE DE ANGRA DOS REIS:
https://bit.ly/3twUYA7
NORMAS PARA INSCRIÇÕES
1 – PERÍODO: de 24/03 a 20/05 de 2022 (PRORROGADO ATÉ DIA 30/05/2022)
2 – CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO
Poderão se inscrever para participar ou apresentar trabalho na modalidade Comunicação Oral, Pôster ou Relatos de Experiência Popular/vivências, de acordo com o Eixo Temático escolhido (ver a lista dos Eixos ao final):
a. Profissionais da Educação;
b. Estudantes de Graduação e Pós-graduação;
c. Estudantes do Magistério Nível Médio;
d. Qualquer pessoa (independente de nível de escolaridade) que desenvolva ações/estudos ligadas às questões abordadas nos Eixos Temáticos.
3 – LOCAL DE INSCRIÇÃO
a. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site do Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR/UFF: iear.uff.br
b. Não será cobrado qualquer tipo de taxa de inscrição e/ou participação.
4 – CONDIÇÕES PARA O ENVIO DE TRABALHOS NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL
a. Os resumos dos trabalhos devem ser inscritos de acordo com os Eixos Temáticos;
b. Os trabalhos poderão ser fruto de: pesquisa/estudos, ação de extensão ou relato de experiência;
c. Cada autor(a) poderá apresentar 1 trabalho individual e/ou 1 trabalho em grupo de, no máximo, 6 pessoas;
d. A seleção dos trabalhos será realizada pela Coordenação do Eixo Temático, através da apreciação dos resumos enviados no ato de inscrição;
e. A divulgação dos trabalhos aprovados para a apresentação será feita no site do IEAR/UFF (iear.uff.br) no dia 30 de maio de 2022;
f. O resumo enviado deverá seguir as normas abaixo:
· Título em letras maiúsculas;
· O nome do Eixo Temático e o(s) nome(s) do/a(s) autor/a(es) e instituição/entidade (se existir vinculação) deverá(ão) constar abaixo do título;
· O resumo para comunicação oral deverá conter entre 10 e 20 linhas, não devendo ultrapassar uma página;
· Os resumos selecionados serão publicados no Caderno de Resumos;
g. Não serão emitidos certificados de nenhuma natureza para autor/a(es) que não estiver/em devidamente inscrito/s no V Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis;
h. No caso da inscrição de trabalho em grupo, o nome e a identificação de cada componente do grupo deverá constar no cadastro no ato da inscrição;
i. O tempo de apresentação de cada trabalho na modalidade Comunicação Oral, individual ou em grupo, será de, no máximo, 10 minutos, podendo ser reavaliado a critério da Coordenação dos Eixos Temáticos;
j. Os resumos dos trabalhos enviados não serão devolvidos.
5 – CONDIÇÕES PARA O ENVIO DE TRABALHOS NA MODALIDADE PÔSTER
a. Os resumos dos trabalhos devem ser inscritos de acordo com os Eixos Temáticos;
b. Os trabalhos poderão ser fruto de: pesquisa/estudos, ação de extensão ou relato de experiência;
c. Cada autor(a) poderá apresentar 1 trabalho individual e/ou 1 trabalho em grupo de, no máximo, 6 pessoas;
d. A seleção dos trabalhos será realizada pela Coordenação do Eixo Temático, através da apreciação dos resumos enviados no ato de inscrição;
e. A divulgação dos trabalhos aprovados para a apresentação será feita no site do IEAR/UFF (iear.uff.br) no dia 30 de maio de 2022;
f. O resumo enviado deverá seguir as normas abaixo:
· Título em letras maiúsculas;
· O nome do Eixo Temático e o(s) nome(s) do/a(s) autor/a(es) e instituição/entidade (se existir vinculação) deverá(ão) constar abaixo do título;
· O resumo para o Pôster deverá conter entre 10 e 20 linhas, não devendo ultrapassar uma página;
· Os resumos selecionados serão publicados no Caderno de Resumos;
g. Não serão emitidos certificados de nenhuma natureza para autor/a(es) que não estiver/em devidamente inscrito/s no V Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis;
h. No caso da inscrição de trabalho em grupo, o nome e a identificação de cada componente do grupo deverá constar no cadastro no ato da inscrição;
i. A apresentação do Pôster pelo/a(s) autor/a(es/as) ocorrerá no período de tempo estipulado pela programação do V Congresso;
j· O texto completo do pôster deverá conter: apresentação, objetivos, metodologia, resultados e/ou considerações, bem como as ilustrações necessárias para a compreensão do trabalho. O tamanho do pôster não deverá ultrapassar a medida de 90 cm X 1,20 cm;
k. Os resumos dos trabalhos enviados não serão devolvidos.
6 – CONDIÇÕES PARA O ENVIO DE TRABALHOS NA MODALIDADE RELATO DE EXPERIÊNCIA POPULAR/VIVÊNCIAS
a. Os resumos trabalhos devem ser enviados de acordo com os Eixos Temáticos;
b. Os trabalhos poderão ser fruto de: experiências/vivências e poderão ser apresentados em formato de texto escrito ou vídeos;
c. Cada autor(a) poderá apresentar 1 trabalho individual e/ou 1 trabalho em grupo de, no máximo, 6 pessoas;
d. A seleção dos trabalhos será realizada pela Coordenação do Eixo Temático, através da apreciação dos resumos enviados no ato de inscrição;
e. A divulgação dos trabalhos aprovados para a apresentação será feita no site do IEAR (iear.uff.br) no dia 30 de maio de 2022;
f. O resumo enviado deverá seguir as normas abaixo:
· Título em letras maiúsculas;
· O nome do Eixo Temático e o(s) nome(s) do/a(s) autor/a(es/as) e instituição/entidade (se existir vinculação) deverá(ão) constar abaixo do título;
· O resumo para o Relato de Experiência Popular/Vivências deverá conter entre 10 e 20 linhas, não devendo ultrapassar uma página;
· Os resumos selecionados serão publicados no Caderno de Resumos;
g. No caso de envio de vídeos, o tempo máximo para cada apresentação será de 5 minutos ou de acordo com as determinações da Coordenação do Eixo Temático.
h. Não serão emitidos certificados de nenhuma natureza para autor/a(es/as) que não estiver/em devidamente inscrito/s no V Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidades de Angra dos Reis;
i. No caso da inscrição de trabalho em grupo, o nome e a identificação de cada componente do grupo deverá constar no cadastro no ato da inscrição;
j. A apresentação do Relato de Experiência pelo/a(s) autor/a(es/as) ocorrerá no período de 10 minutos ou de acordo com as determinações da Coordenação do Eixo Temático;
k. Os resumos dos trabalhos enviados não serão devolvidos.
7 – GT MOSTRA DE CINEMA“TROCANDO OLHARES”
Orientações para inscrição dos filmes
O GT MOSTRA DE CINEMA “TROCANDO OLHARES”tem como objetivo incentivar a produção e disseminação de trabalhos audiovisuais, individuais ou coletivos, dentro da temática da diversidade e interculturalidade em conformidade com os eixos temáticos do congresso.
A avaliação dos trabalhos será feita pela coordenação do GTda Mostra e os selecionados serão informados através do e-mail responsável pela inscrição.
A lista dos filmes selecionados será divulgada no site do IEAR/UFF www.iear.uff.br no dia 30/05/2022. A mostra não possui caráter competitivo e os responsáveis pelas produções receberão certificado de participação.
NORMAS PARA INSCRIÇÃO NA MOSTRA DE CINEMA“TROCANDO OLHARES”
1) O período de inscrição será de 24/03 a 20/05 de 2022;
2) Só poderão inscrever filmes de curta metragem (até 20 minutos) em qualquer formato e que tenham arquivo de exibição em formato MOV H264;
3) A seleção será feita a partir de links dos curtas enviados junto à Ficha de Inscrição. Serão aceitos links de vídeos hospedados no Youtube ou Vimeo. Caso o/a proponente inscreva mais de um trabalho, os links devem ser enviados cada um em uma inscrição diferente;
4) O/a inscrito/a se responsabiliza, no ato de sua inscrição, pelo envio de link com senha que dê acesso à visualização completa e download na íntegra da obra audiovisual pré-inscrita. Não serão aceitas cópias em mídia física (DVD);
5) Para a seleção, os filmes deverão ser enviados em link (Vimeo), com a senha de acesso, para o e-mail mostraiear@gmail.comacompanhados de título do filme, ano e local de produção, ficha técnica e sinopse no corpo do e-mail;
6) O/a proponente inscrito/a é responsável por todas as informações contidas na Ficha de Inscrição. Para concluir sua inscrição, o/a proponente deve preencher e assinar a Declaração de concordância com o Regulamento do GT Mostra de Cinema “Trocando Olhares”;
7) É também obrigatória a anexação de, no mínimo, 1 (uma) e no máximo 3 (três) fotos digitais em alta resolução (300 dpi) do filme no formato JPG ou TIF, em espaço reservado para tal, na Ficha de Inscrição disponível no site oficial www.iear.uff.br;
8) O preenchimento da Ficha de Inscrição deverá ser feito pela internet, através do site www.iear.uff.br. A inscrição será confirmada após a submissão da Ficha de Inscrição por e-mail pelo/a proponente e recebimento de e-mail de confirmação.
9) A inscrição é gratuita.
8 – CERTIFICADO
A certificação de participação no V Congresso será emitida pela Universidade Federal Fluminense – UFF.
EIXOS TEMÁTICOS
1. Educação para as Relações Étnico Raciais
Ementa: O artigo 26- da LDB, por meio das leis 10.639/03 e 11.645/08,estabelece o ensino da História da África, e da História e Cultura afro-brasileira e Indígena nos sistemas de ensino. Compreendemos que a inclusão destas temáticas nas Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, significa o reconhecimento da importância do combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação. Essas leis são importantes instrumentos de orientação e de ação, pois são leis afirmativas, que promovem a necessária valorização das matrizes culturais que fazem do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos. Este Eixo Temático espera receber trabalhos que tratem de pesquisas e projetos que abordem a temática Afro e/ ou indígena na educação, bem como ações de combate ao racismo nas escolas e demais espaços educativos.
2. Práticas Socioeconômicas, Culturais e de Saúde Alternativas
Ementa: O sistema capitalista implementa uma forma avassaladora de domínio de mercado, produção e distribuição de bens e serviços, transformando tudo e todos em meras mercadorias, objetivando lucros fáceis. Para se contrapor a essas práticas, inúmeras atividades alternativas vêm sendo organizadas e praticadas por movimentos e pessoas, nas cidades e nos campos, em busca de uma vida melhor para os seres humanos e o planeta. Este GT pretende abrir espaços para a educação, debate e construção de diálogos que apresentem e fomentem ideias e propostas numa perspectiva alternativa ao que vem sendo praticado pelo sistema.
3. Territorialidade, Sustentabilidade, Identidades e Comunidades Tradicionais
Ementa: As comunidades tradicionais têm assumido um protagonismo crescente na região da Costa Verde, através de lutas e atividades que envolvem diferentes aspectos da vida social da região. Sendo assim, este eixo discutirá as expressões destas comunidades e suas demandas em termos de territorialidade, sustentabilidade e identidade, palavras- chave nesse processo, que tende a se manifestar de forma decisiva na educação e na cultura local. Compreendemos que as territorialidades revelam a íntima relação entre a resistência de povos e culturas, a defesa de suas terras e as formas de organização de seus territórios e identidades, no qual as sustentabilidades aparecem também como um conceito em disputa seja na arena ambiental, seja nos aspectos econômicos e sociais.
4. Política LGBT, Gênero e Sexualidades
Ementa: Gênero e sexualidade são conceitos social e historicamente construídos sobre o prisma das diferenças biológicas e possuem complexas dimensões e interseções. Este eixo temático, portanto, se propõe a receber relatos de pesquisas e práticas que abarquem a construção das identidades de gênero, política LGBT, a sexualidade, o corpo, o impacto do racismo e sua interseccionalidade com outras formas de discriminação em nossa sociedade.
5. Direitos Humanos, Religiões e Religiosidades
Ementa: Este eixo espera receber trabalhos que abordem as religiões e religiosidades enquanto conhecimentos, que discutam o caráter laico da educação pública e as religiões, a intolerância religiosa e a diversidade na escola, bem como experiências de ensino religioso nos currículos escolares.
6. Movimentos Sociais, Direitos Humanos e Políticas Públicas de Acesso e Permanência na Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Ementa: Este eixo temático propõe-se a refletir sobre questões relacionados à educação como direito humano que contribui para ampliar o acesso à outros direitos, como saúde e justiça, por exemplo. Sob esse aspecto, a educação se circunscreve no campo das lutas sociais, sendo espaço de atuação dos movimentos sociais. Na Educação de Jovens e Adultos as lutas têm girado em torno do reconhecimento, nas políticas públicas de acesso e permanência na modalidade, da necessidade de problematizar a chamada evasão na EJA, compreendendo-a no âmbito de “idas e vindas” inerentes à complexidade da vida adulta, com vistas à flexibilização de processos que visam o acesso e a permanência e que trabalhem na perspectiva da busca ativa e da construção de propostas pedagógicas que considerem a diversidades de sujeitos que vivenciam a EJA, bem como suas necessidades e condições de vida e sobrevivência.
7. Educação no Campo, Indígena, Quilombola, Caiçara, Ilhas, Sertões, Populações Itinerantes
Ementa: Este eixo temático busca abordar as variadas formas de pertencimento sociocultural dos atores que hoje lutam por políticas públicas específicas e universais de educação e cultura, que levem em conta e respeitem os contextos locais, cosmovisão, religiões, línguas e linguagens destes diferentes grupos sociais. Esperamos receber trabalhos que abordem, entre outros temas: a luta por direitos básicos em educação e cultura, o fortalecimento das identidades étnicas, os pertencimentos culturais, o direito à educação diferenciada, a luta pela terra, o respeito à diversidade cultural e religiosa, as manifestações culturais locais, bem como projetos educacionais e culturais voltados para essas populações.
8. Diversidade Cultural, Inclusão e Acessibilidade
Ementa: A partir da década de 1990, seguindo um movimento mundial, no Brasil são adotadas políticas cada vez mais direcionadas para a perspectiva inclusiva. Na direção de debater e avançar sobre as produções dessa temática, esse eixo espera receber trabalhos, provenientes de pesquisa acadêmica ou relato de experiência, que discutam a diversidade cultural, processos de inclusão social, processos de inclusão educacional, práticas de ensino em EE, políticas públicas para inclusão, avaliação educacional e tecnologia assistiva. No âmbito da escola, escolas especiais, do Atendimento Educacional Especializado, documentos oficiais entre outros.
9. Currículo, Práticas Pedagógicas e Interculturalidade
Ementa: No atual cenário educacional e político vivenciamos momentos de grandes embates envolvendo interesses conflituosos, que geram diversas propostas que envolvem finalidades educacionais distintas. Estas questões vão desde a implementação de uma Base Nacional Curricular Comum, até discussões envolvendo “escola sem partido”, passando por uma série de outros projetos que dizem respeito a “currículo”. Propomos neste GT discutir as múltiplas dimensões de currículo em diferentes contextos, de tal forma a abarcar o amplo “campo do currículo”, e especificidades em disputas. Pretendemos, em especial, atribuir visibilidade às pesquisas a partir do campo do currículo, cujos temas digam respeito à interculturalidade, considerando que as pesquisas recentes nesta área têm atribuído centralidade à dimensão cultural e às diferenças culturais, salientando a especificidade da discussão acadêmica em torno das políticas curriculares e dos seus efeitos nos diferentes enfoques e sistemas educativos, tais como: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Etnomatemática, Etnociência, Educação de Jovens e Adultos, Educação para as Relações Étnico-Raciais, dentre outros.
10. Infância e Diversidade
Ementa: A emergência dos estudos sociais da infância nas últimas décadas se deve, em grande parte, às críticas dirigidas à visão que historicamente as ciências sociais e humanas apresentaram sobre infância e crianças. A infância foi representada, em geral, como universal e biologicamente determinada. E as crianças, com frequência, foram silenciadas pelas teorias, vistas apenas como vir-a-ser, como futuros adultos, futuros cidadãos, tendo desconsiderada a sua participação na construção da história e da cultura. Com esse Eixo Temático espera-se receber trabalhos que, em consonância com os estudos sociais da infância, enfatizem as culturas das crianças, de diferentes pertenças étnico-raciais, e a participação delas na construção de culturas majoritárias, compartilhadas com os adultos. Entram aqui trabalhos sobre objetos, significados, brinquedos, brincadeiras, músicas e histórias que expressem o olhar de crianças, em contraste com a produção cultural de outros grupos geracionais, e que a partir disso tragam problematizações para se pensar a educação.
11. Mostra de Cinema
Ementa: A Mostra tem como objetivo incentivar a produção e disseminação de trabalhos audiovisuais, individuais ou coletivos, dentro da temática da diversidade e interculturalidade em conformidade com os 11 eixos temáticos do congresso.