Projetos de Extensão



Os projetos de extensão são as formas de articulação entre universidade e sociedade por meio de diversas ações, a fim de estender a universidade para além dos seus muros, interagindo com a comunidade, visando a troca de saberes. A política extensionista se estabelece a partir do Plano Nacional de Extensão, formulado pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Para conferir a Institucionalização da Extensão, clique aqui.

“A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade.(…)”. (FORPROEX, 2012)


Abaixo, encontram-se os projetos desenvolvidos pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis:



DIAGNÓSTICO DE SEGURANÇA PÚBLICA E SOCIAL DE ANGRA DOS REIS

“(…) a ação extensionista em tela, que é apenas mais um passo de uma longa trilha, busca aliar dados quantitativos sobre a violência urbana com informações de complexidade não menos desafiadora, relacionadas à gestão das políticas de prevenção, sobretudo daquelas desenvolvidas em territórios vulneráveis, aqui compreendidos como áreas onde os serviços básicos são altamente fragilizados e onde o assédio do crime e da violência ameaçam, cotidianamente, o futuro e o bem estar, principalmente da população mais pobre e mais jovem.”



Educação Geográfica e Divulgação Científica

“Leituras geográficas, página de educação no instagram referente à ação extensionista educação geográfica e divulgação científica.
Esta ação tem como objetivo elaborar materiais de divulgação científica acerca das leituras geográficas frente à realidade com base na alfabetização científica.”




PROJETO CONJUNTURA COSTA VERDE

Criado no início de 2016, o projeto Conjuntura Costa Verde é uma iniciativa de professores do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense, que busca oferecer à comunidade um retrato das condições econômicas e sociais dos municípios que compõem a Região da Costa Verde, de modo a permitir a compreensão da realidade local. Seus resultados, sob a forma de um amplo diagnóstico, permitirão auxiliar e fundamentar as decisões do poder público e contribuir para o debate com a sociedade civil organizada, tendo como finalidade promover a melhoria da qualidade de vida e o pleno desenvolvimento dos municípios.













iear.uff.br/coronavirus

Notícias

Seleção de bolsista de extensão para Projeto Cineclube UFF
Seleção de bolsista de extensão para Projeto Cineclube UFF Está aberta a seleção para uma va[Ler Mais]
Funcionamento da Biblioteca no 1º Semestre de 2020
Funcionamento da Biblioteca no 1º Semestre de 2020 Devido à pandemia da Covid-19, a Bibliote[Ler Mais]
Professor da UFF-Angra, Anderson Sato, comenta os dados da Covid-19 em Angra dos Reis
Professor da UFF-Angra, Anderson Sato, comenta os dados da Covid-19 em Angra dos Reis O Prof[Ler Mais]
Roda de Conversa Online: Início do Semestre Remoto 2020.1
Roda de Conversa Online: Início do Semestre Remoto 2020.1 Atualizado em 15/09/2020 - Veja co[Ler Mais]
Novos Editais de Seleção de Monitoria
Novos Editais de Seleção de Monitoria Edital de Seleção - Práticas pedagógicas inovadoras pa[Ler Mais]

 

Para acessar todas as notícias, clique aqui.

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados