Secretaria Virtual



Todos os procedimentos administrativos estão previstos e são regidos pelo
Regulamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal Fluminense.

Antes de preencher e entregar a solicitação, consulte o Calendário Escolar.


O Guia do Estudante foi elaborado para auxiliar o(a) discente em sua jornada acadêmica desde seus primeiros dias até a conclusão do curso.
Acesse-o aqui.



TCC:

(Curso de Pedagogia) Perguntas Frequentes sobre o TCC
(Curso de Políticas Pública) Regimento de TCC

Carta Aceite do Orientador: .DOC .PDF

Mudança de Orientador: .DOC .PDF

Declaração de Autoria .DOC .PDF


Conclusão de Curso:

Atividades Complementares
Atualização para Registro de Diploma


Disciplinas:

Inscrição em Disciplinas

Logar com seu IdUFF, clicar na opção “Período de Ajustes” no canto superior direito e prosseguir com a solicitação.

Ver mais

A escolha de disciplinas realizada durante o período de inscrição não assegura vaga, devendo a confirmação ser oficializada somente depois do período de homologação de disciplina, conforme a priorização estabelecida pelo Regulamento dos Cursos de Graduação e o período estabelecido em Calendário Escolar.
O aluno que, após transcorridos os quatro períodos de trancamento previstos no Regulamento dos Cursos de Graduação, deixar de fazer a inscrição em disciplinas ou atividades, no período imediatamente subsequente ao término desse limite, será considerado aluno em situação de ABANDONO e terá a matrícula cancelada automaticamente.


Cancelamento de Disciplinas

Logar com seu IdUFF, clicar na opção “Período de Ajustes” no canto superior direito e prosseguir com a solicitação.

Ver mais

Caso o aluno não possa cursar uma ou outra disciplina/atividade para a qual tenha solicitado inscrição e que esta tenha sido efetuada, poderá fazer uma solicitação de cancelamento de disciplinas à Coordenação de Curso, por meio do Sistema Acadêmico disponibilizado pela UFF e dentro do prazo previsto no Calendário Escolar, observando as disposições previstas no Regulamento dos Cursos de Graduação em vigor.

  • O aluno que deixar de cursar uma disciplina/atividade sem efetuar o seu cancelamento, terá sua reprovação e frequência registradas em seu histórico escolar, bem como todos os efeitos decorrentes.

  • O aluno poderá cancelar a mesma disciplina/atividade por 02 (duas) vezes, no máximo, consecutivas ou não.


Dispensa de Disciplinas

Passo a passo para solicitar

Ver mais

É o reconhecimento do valor formativo de disciplina cursada com aproveitamento pelo discente em outra Instituição de Ensino Superior. A solicitação de dispensa de Disciplinas/atividades é feita de forma virtual. O estudante deverá realizar a solicitação através do Módulo de Peticionamento do SEI/UFF. Para maiores informações, acesse o Guia disponibilizado no link acima.


Quebra de Pré-Requisito


Estágios Curriculares:

Clique aqui


Matrícula:

Trancamento de Matrícula

Preencher e encaminhar digitalizado via e-mail à Coordenação de Curso

Suspensão temporária dos estudos do aluno, mantendo o seu vínculo com a Universidade e garantindo o seu retorno ao cadastro de alunos aptos à inscrição em disciplina/atividade no período seguinte ao término do período de Trancamento, se o aluno tiver direito ao retorno. O trancamento de matrícula somente será permitido por até 4 períodos letivos consecutivos ou não.

Cancelamento de Matrícula

Passo a passo para solicitar

(Mais informações) Ato pelo qual o aluno se desvincula da Universidade.
A solicitação oficial de cancelamento de matrícula é feita pelo estudante através do Módulo de Peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), de forma digital.


Outros Formulários:

Requerimento Escolar

Formulário utilizado pelos Protocolos para formalizar a maior parte das solicitações de procedimentos acadêmicos na Universidade. O requerimento deve ser preenchido pelo próprio interessado ou por seu representante legal instituído por meio de procuração e apresentado no Protocolo Setorial que atende à Unidade de origem ou no Protocolo Geral da UFF (GPCA/AD) para abertura de processo.


Trabalho de Campo:

Ficha de Cadastro de Credores

Para receber a diária, o aluno deve informar conta corrente individual (não pode ser de terceiros) e que NÃO seja conta poupança ou conta salário. O aluno pode deixar em branco a lacuna da conta e receber por ordem de pagamento no Banco do Brasil caso não tenha conta bancária ou caso sua conta seja poupança ou salário.

Formulário Online de Alunos para Trabalho de Campo

O aluno deverá se cadastrar no formulário para fins de registro no seguro-viagem e logística do setor de Transporte.





Notícias

 

Para acessar todas as notícias, clique aqui.

Copyright 2021 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content