Secretaria Virtual



Todos os procedimentos administrativos estão previstos e são regidos pelo
Regulamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal Fluminense.

Antes de preencher e entregar a solicitação, consulte o Calendário Escolar.



Conclusão de Curso:

Atualização para Registro de Diploma

Carta Aceite do Orientador

Mudança de Orientador

Disciplinas:

Inscrição em Disciplinas

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A escolha de disciplinas realizada durante o período de inscrição não assegura vaga, devendo a confirmação ser oficializada somente depois do período de homologação de disciplina, conforme a priorização estabelecida pelo Regulamento dos Cursos de Graduação e o período estabelecido em Calendário Escolar.
O aluno que, após transcorridos os quatro períodos de trancamento previstos no Regulamento dos Cursos de Graduação, deixar de fazer a inscrição em disciplinas ou atividades, no período imediatamente subsequente ao término desse limite, será considerado aluno em situação de ABANDONO e terá a matrícula cancelada automaticamente.


Cancelamento de Disciplinas

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Caso o aluno não possa cursar uma ou outra disciplina/atividade para a qual tenha solicitado inscrição e que esta tenha sido efetuada, poderá fazer uma solicitação de cancelamento de disciplinas à Coordenação de Curso, por meio de formulário próprio e dentro do prazo previsto no Calendário Escolar, observando as disposições previstas no Regulamento dos Cursos de Graduação em vigor.

  • O aluno que deixar de cursar uma disciplina/atividade sem efetuar o seu cancelamento, terá sua reprovação e frequência registradas em seu histórico escolar, bem como todos os efeitos decorrentes.

  • O aluno poderá cancelar a mesma disciplina/atividade por 02 (duas) vezes, no máximo, consecutivas ou não.


Dispensa de Disciplinas

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É o reconhecimento do valor formativo de disciplina cursada com aproveitamento pelo discente em outra Instituição de Ensino Superior. A solicitação de dispensa de Disciplinas/atividades é feita pelo estudante no Protocolo Setorial que atende o seu Curso. O estudante deverá preencher o formulário e anexar uma cópia do Histórico Escolar original e do Programa das Disciplinas/Atividades cursadas anteriormente ao período de ingresso na nova matrícula na UFF.


Quebra de Pré-Requisito



Estágios Curriculares:

Clique aqui


Matrícula:

Trancamento de Matrícula

Suspensão temporária dos estudos do aluno, mantendo o seu vínculo com a Universidade e garantindo o seu retorno ao cadastro de alunos aptos à inscrição em disciplina/atividade no período seguinte ao término do período de Trancamento, se o aluno tiver direito ao retorno. O trancamento de matrícula somente será permitido por até 4 períodos letivos consecutivos ou não.

Cancelamento de Matrícula

Ato pelo qual o aluno se desvincula da Universidade.
A solicitação oficial de cancelamento de matrícula é feita pelo estudante no Protocolo Setorial que atende o seu Curso de origem. O estudante deverá preencher o Requerimento Escolar e anexar uma cópia do Documento de identidade oficial.


Outros Formulários:

Requerimento Escolar

Formulário utilizado pelos Protocolos para formalizar a maior parte das solicitações de procedimentos acadêmicos na Universidade. O requerimento deve ser preenchido pelo próprio interessado ou por seu representante legal instituído por meio de procuração e apresentado no Protocolo Setorial que atende à Unidade de origem ou no Protocolo Geral da UFF (GPCA/AD) para abertura de processo.


Trabalho de Campo:

Ficha de Cadastro de Credores

Para receber a diária, o aluno deve informar conta corrente individual (não pode ser de terceiros) e que NÃO seja conta poupança ou conta salário. O aluno pode deixar em branco a lacuna da conta e receber por ordem de pagamento no Banco do Brasil caso não tenha conta bancária ou caso sua conta seja poupança ou salário.

Formulário Online de Alunos para Trabalho de Campo

O aluno deverá se cadastrar no formulário para fins de registro no seguro-viagem e logística do setor de Transporte.





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