ILÊ ÈKÓ – Pré Vestibular Social do IEAR/UFF

Postado por IEAR em 19/abr/2023 - Sem Comentários

Inscrições para seleção de vestibulandos podem ser realizadas via formulário entre os dias 18 e 28 de abril.

Estão abertas as inscrições para o Ilê Èkó – Pré Vestibular Social do IEAR/UFF. O Pré Èkó tem como objetivo orientar e preparar, de forma crítica e humana, estudantes para o ingresso no ensino superior em universidades públicas. É uma iniciativa gratuita voltada para egressos de escolas públicas e pessoas em geral que têm dificuldades para custear um cursinho pré-vestibular, particularmente pessoas negras, quilombolas, indígenas e pessoas trans, bem como, moradores de comunidades carentes e comunidades tradicionais.

As atividades e aulas do Pré Èkó serão realizadas aos sábados no turno matutino e vespertino com início previsto para a primeira semana de maio. Os trabalhos do Pré Èkó serão realizados prioritariamente na sede do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR-UFF), em Jacuecanga.

O termo “Ilê Èkó” vem da língua iorubá e significa casa do saber, da aprendizagem, do ensino. Com esse termo queremos reforçar a função social da universidade, um espaço de produção coletiva de conhecimento – onde todes têm a ensinar, todes têm a aprender – em prol da justiça social. Do mesmo modo, é uma homenagem, uma reparação simbólica mínima, aos milhares de africanos sequestrados que ingressaram em território brasileiro via a costa de Angra dos Reis. Assim como esse local foi um posto de ingresso de seres humanos no mundo tenebroso da escravidão, o Pré Èkó, ao inverter essa lógica, tem a intensão e a missão de tornar a “travessia” até a universidade mais amena.
Reforçamos que o Pré Èkó é uma iniciativa de estudantes, professores/as e funcionários/as técnicos do IEAR/UFF com apoio e assessoria da UNEAFRO e não possui financiamento ou recursos próprios. Nesse sentido, convidamos também professores, professoras e comunidade em geral que queiram contribuir voluntariamente com o projeto que entrem em contato conosco.

Link para inscrição: https://forms.gle/wpESpzZ6dXSMkUzt7

Para mais informações e dúvidas:
email: preeko.iear@id.uff.br