XII Semana IEAR: Universidade extensa para além dos muros

Postado por IEAR em 29/maio/2023 - Sem Comentários

XII Semana IEAR

Universidade extensa para além dos muros

12 a 14 de junho de 2023

A Semana IEAR é um evento realizado pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense, que tem como foco a divulgação e ampliação do debate sobre os trabalhos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelo nosso Instituto. Neste ano, o tema da Semana será Universidade extensa para além dos muros, e entre os dias 12 e 14 de junho de 2023.

As iniciativas de extensão desenvolvidas pelo IEAR-UFF têm sido fortalecidas no sentido de ampliar o diálogo entre universidade pública e os diversos atores do território, enfatizando o compromisso com a produção da ciência cidadã e com a ecologia de saberes. Na perspectiva da valorização da diversidade, da cultura local e da multiplicidade de saberes existentes neste território, a Extensão Universitária se caracteriza pelo diálogo e troca de saberes entre a universidade e a comunidade, se estendendo dessa forma para além dos muros acadêmicos.

Deste modo, a XII Semana IEAR pretende enfatizar a relevância do trabalho extensionista desenvolvido pela UFF em Angra dos Reis, enquanto universidade pública sediada no território da Baía da Ilha Grande. Por essa razão, convidamos todos/as a participar deste evento no qual socializaremos nossas ações de Extensão Universitária oriundas do diálogo e trabalho coletivo entre universidade e comunidade. Será também um momento oportuno para que revisitemos e celebremos as nossas conquistas, intensifiquemos nossos diálogos e projetos em comum, assim como para debatermos demandas e pautas de modo a nos unirmos no fortalecimento das existências, vidas e saberes das populações do nosso território.

Comissão Organizadora:

Silmara Lídia Marton
José Renato Sant’Anna Porto
Augusto César Gonçalves e Lima
Maria Onete Lopes Ferreira
Dayse Carla Genero Serra

Discentes
Sara Cristina
Pamella Oliveira da Silva
Asafh Ruben Pereira Rocha
Mateus Gabriel dos Remédios Costa

Técnico-administrativo
Aloísio Kelmer

Inscrição nas Atividades:

Programação:

Para ver o folder com a programação completa em PDF, clique aqui.

Segunda-feira (12/06)

10h – 12h
Oficina: Escuta sensível da “paisagem sonora” de Jacuecanga – Angra dos Reis
Profa. Silmara Marton
Local: Ruas do bairro de Jacuecanga

14h – 15h30min
Palestra: Comissão Permanente sobre Economia, Clima e Território
Profa. Eliane Melara

14h30min – 17h
Rodas de Conversa:
“Escolas do Território em Redes: Unindo Pesquisa e Extensão na Luta por Educação Diferenciada”
“Educação do Campo: Metodologia de Currículo Diferenciado no Ensino Médio na Comunidade da Vila do Abraão, na Ilha Grande”
Prof. Domingos Nobre, Natasha Martins; Debora Brito e Brenda Ataide.

15h – 16h30min
Roda de Conversa: Poesia na Escola: Poesia Como Dispositivo Para Pensar Uma Pedagogia Amorosa
Profas. Maria Onete Ferreira e Janiara Medeiros

16h – 17h30min
Palestra: As Áreas de Atuação da Pedagogia
Profa. Dayse Serra

18h – 19h30min
Mesa de Abertura: A centralidade da Extensão para a Universidade Pública e sua vinculação com os territórios
Profa. José Renato Sant’Anna Porto
Convidada(o)s: Profa. Leila Gatti (PROEX – UFF), Vagner Nacimento (Fórum de Comunidades Tradicionais OTSS/FIOCRUZ).

19h30min – 21h
Palestra: Agricultura, Grandes Projetos e a Luta Pela Terra no Rio de Janeiro e Baia da Ilha Grande
Profa. Eliane Melara
Convidado: José Rafael Ribeiro (SAPÊ)