Postado por Thiago Braun em 30/jul/2024 - Sem Comentários
No Nordeste brasileiro, segunda região com concentração em povos indígenas do país (IBGE, 2022), inúmeras têm sido as experiências construídas com a Educação Escolar Indígena. Algumas dessas experiências têm sido pioneiras, como projetos de revitalização linguística e propostas curriculares, que têm influenciado grupos indígenas de outras regiões do país. Neste sentido, a proposta acena para a construção de um balanço acerca da Política de Educação Escolar Indígena no Nordeste brasileiro, em resposta às tentativas de homogeneização das políticas neoliberais. O dossiê acolherá propostas que apresentem pesquisas em Educação Escolar Indígena, perpassadas por experiências de formação inicial e continuada de professores(as) indígenas, políticas de retomada e revitalização linguística nas escolas, produções curriculares e de materiais didáticos e outras formas de fazer e encantar a escola. Serão acolhidas experiências de formação das licenciaturas indígenas, do programa Saberes Indígenas, dentre outras experiências. O dossiê faz parte das mobilizações do GE Educação e Povos Indígenas da Anped.
Prazo de final de submissão: 30 de setembro de 2024
Organizadores(as):
Dioclécio Mendonça Potiguara (Doutorando em Antropologia Social -UFRN)
José Carlos Batista Tupinambá (Doutorando em Antropologia Social – UNB)
Nahima Costa Pataxó (Mestranda em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER/UFSB)
Paulo de Tássio Borges da Silva (UFF/PPGER-UFSB)
Rosilene Cruz Tuxá (Doutoranda em Antropologia Social – UNB, Diretora da Educação Escolar Indígena/ Secadi-Mec)
Link de submissão:
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/campio/about/submissions