Semana da Pedagogia 2021
Educação contra a barbárie:
Política, Interseccionalidade e Inclusão
15/03 – 19/03
APRESENTAÇÃO
É com grande entusiasmo que anunciamos a Semana da Pedagogia 2021, um evento com temas relevantes que contribuirão para a nossa formação. Originalmente a Semana da Pedagogia foi planejada para ocorrer presencialmente, pelo Centro Acadêmico Luísa Mahin, mas será adaptada às condições atuais de possibilidade de execução, ou seja, o evento será inteiramente transmitido pelo Youtube, em nosso canal.
A abertura acontecerá no dia 15/03 (segunda-feira) às 19h e terá prosseguimento até o dia 19/03 (sexta-feira), com mesas nos períodos da manhã, tarde e noite. O evento contará com certificado individual por mesa e o link para o formulário será encaminhado durante a realização da mesma para que os alunos preencham. Além disso, será possível a inscrição de apresentação de trabalhos.
Por favor, se atentem ao nosso perfil nas redes sociais para seguir acompanhando a programação semanal de acordo com os respectivos horários e requerimentos de participação como: link para inscrição, temas do dia, dentre outros:
Link para o perfil do Instagram:
https://instagram.com/semanadapedagogia?igshid=1xghs7h7b6ks2
Link para inscrição de trabalhos:
https://forms.gle/hK4GwG9k4dt4vBRL8
Link para o canal do YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCdzcxxuyko7eVUxA-2Hm_SA/featured
Atenciosamente, a comissão gestora.
PROGRAMAÇÃO
15/03 – Segunda-feira
• Educação Contra a Barbárie: Política, Interseccionalidade e Inclusão
– Mariah Rafaela Silva: é professora contratada do Departamento de História e Teoria da Arte da UFRJ e doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Fez História da Arte pela UFRJ e possui mestrado em História, Teoria e Crítica da Cultura pela UEA. Foi intercambista na Universidade Nova de Lisboa em Portugal onde estudou gênero, fluxos migratórios e globalização. Mariah é também uma ativista social e colaboradora do Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas, onde atua como coordenadora de projetos;
– Luciana Requião: professora Associada – IEAR/UFF, Coordenadora Pro Tempore do Curso de Pedagogia do IEAR/UFF, Coordenadora do GECULTE – Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação – http://www.culturatrabalhoedu.uff.br/ ;
– Renata Lopes Costa Prado: Professora do Departamento de Educação da UFF de Angra dos Reis (IEAR/UFF). Psicóloga, mestre em Psicologia Social, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento e pesquisadora dos estudos sociais da infância;
– Gabriel Oliveira Herculano da Silva (Mediação): estudante no curso de Pedagogia na UFF/IEAR. Membro do CALM, e pesquisador dos fenômenos envolvendo os movimentos estudantis no Instituto de Educação de Angra dos Reis;
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=9awafJbn1vc
16/03 – Terça-feira
• Educação antirracista: uma abordagem decolonial na educação infantil
– Bárbara Carine Soares Pinheiro: Professora, Escritora, formada em Química pela UFBA, mestre e doutora em Ensino de Química pela (UFBA/UEFS). Professora adjunta e vice diretora do instituto de Química da UFBA. Membro permanente do corpo docente do programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Autora de livros, tais como: “@descolonizando_saberes: mulheres negras na ciência”. Idealizadora, sócia e consultora pedagógica da escola Afro-brasileira Maria Felipa (@escolinhamariafelipa). Influenciadora digital nas páginas @descolonizando_saberes (Instagram) e Uma Intelectual Diferentona (YouTube);
– Vivian Ladislau: Discente do curso de Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense – Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF. Voluntária no Programa “Escolarização e Cultura Guarani Mbya Rumo à Universidade”, além compor o Grupo de Pesquisa (CNPQ): “Espaços Educativos e Diversidade Cultural”, o Grupo de Pesquisa (CNPQ): NÚCLEO DE ESTUDOS EM FORMAÇÃO HUMANA E MOVIMENTOS SOCIAIS – NEForHuMSe e o CALM, do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense – Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF.
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=2BJpdn8_78E
• Deficiência Visual, Deficiência Múltipla e Altas Habilidades/Superdotação: concepções e práticas pedagógicas
– Rosa Aparecida Azeredo de Oliveira: Escola Municipal de Deficientes Visuais (EMDV);
– Aline de Oliveira Sobral Pires: Escola Municipal de Educação de Surdos (EMES);
– Elissandra Paraíso Silva: Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD) de Altas Habilidades/Superdotação;
– Silvana Uhmann: Professora Associada do IEAR/UFF.
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=MlMjHESYtYY
• A Pedagogia Histórico Crítica
– Marisa Montrucchio
Professora em História (UNL-Argentina), Mestre em História (PUC-SP) e Doutora em Letras (USP). Professora e Tradutora. Ex educadora e coordenadora da Escola Projeto Âncora – Cotia (SP);
– Eraldo Leme Batista: Doutor em Educação pela unicamp. Pós doutor em Educação pela UEM. É Coordenador do grupo de estudos HISTRAEB/HISTEDBR – UNICAMP, é Pesquisador vinculado ao Histedbr/Unicamp;
– Maria Aparecida Alves: Professora Associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF).
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=AeqoEGIGkKI
17/03 – Quarta-feira
• O professor e as relações entre corpo, artes plásticas e isolamento social
– Anderson Tibau: Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal Fluminense em Angra dos Reis. Mestre em Educação e Doutor em Ciências Humanas pela PUC-Rio. Artista plástico, ilustrador e fotógrafo, fez Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=OMz-HdYC05U
• Educação Antirracista: O Samba enredo no ensino de História
– Ana Lúcia da Silva: Doutora em Educação (2018), linha de pesquisa “Ensino, aprendizagem e formação de professores”, PPE – UEM. Doutoranda em História, linha de pesquisa: “História Política”, PPH – UEM. Mestra em História – UEM/UEL.
Graduação em História – UEM. Professora Adjunta – DHI – UEM. Docente do curso de graduação – Licenciatura em História – presencial e do curso de Pedagogia EAD, da Universidade Estadual de Maringá – UEM.
Escritora, autora do livro: “Ensino de História da África e cultura afro-brasileira: Estudos Culturais e sambas-enredo”, publicado em 2019, pela editora Appris. Uma dos organizadores do livro: “Ensino de História, diversidade e Educação antirracista”, publicado em 2020, pela editora Brazil Publishing. Autora de artigos e capítulos de livro que versam sobre o povo negro e as mulheres negras no Brasil, a História da África e cultura afro-brasileira, e a História política do Brasil contemporâneo.
Nas redes sociais, facebook e instagram: Analu.historiadora ;
– Mario Guettogroove Sergio – Graduando em Pedagogia pela UFF Angra dos Reis, produtor cultural da comunidade Samba Maria Cursi; MNU; Membro do UBUNTUFF; Membro do MARUFF;
– Lula Mattos: compositor, produtor musical, produtor cultural, historiador e pesquisador.
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=c3bkbWlpaD8&
• A Pedagogia em Prática: um encontro com estudantes egress@s do IEAR
– Adryan Maciel: professor da rede municipal de Angra dos Reis, graduado em pedagogia pelo IEAR/UFF. Pós-graduando em Literatura Infanto-Juvenil pela UCAM;
– Allan Rodrigues: Doutorando em Educação Proped/UERj. Coordenador do grupo de Pesquisa Coletivos Docentes e Redes Curriculares na América Latina. Pedagogo pela UFF;
– Nevaldo Jr: Graduando em Políticas Públicas (IEAR/UFF). Mestre em Educação (FEUFF) e Licenciado em Pedagogia (IEAR/UFF);
– Eva Trindade: Professora dos anos iniciais da Rede Municipal de Angra dos Reis; Coordenadora Geral do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) – Núcleo Angra dos Reis/Paraty;
– Luciana Requião: Professora Associada – IEAR/UFF; Coordenadora Pro Tempore do Curso de Pedagogia do IEAR/UFF; Coordenadora do GECULTE – Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação – http://www.culturatrabalhoedu.uff.br/
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=Wb_PSIgDs3c
• Inclusão e diferença na escola: reflexões possíveis ao campo da Pedagogia
– Mônica Pereira dos Santos – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
– Eliana da Costa Pereira de Menezes – Universidade Federal de Santa Maris (UFSM);
– Silvana Uhmann: Professora Associada do IEAR/UFF.
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=Ul8zpKNJ9RY
18/03 – Quinta-feira
• BNCC e a política curricular em Angra dos Reis
– Sandra Regina Cardoso de Brito: Pedagoga na rede municipal de Angra dos Reis, membro do Conselho Municipal de Educação e pesquisadora no grupo de pesquisa OENDU: Currículo, Cultura e Diferença. Mestre em Educação pela UFF;
– Eliana Teixeira: Doutora em Educação (2019) pela UFF, Mestre em Educação (2015), Pós-graduada em Diversidade Cultural e Interculturalidade: Matrizes Indígenas e Africanas na Educação Brasileira (2012) e graduada em Pedagogia (2000) – UFF. Desde 2000, integra o quadro efetivo de Docentes I e, desde 2008, o quadro de Pedagogos (Orientador Educacional) da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. Atualmente, é assessora técnica e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Educação de Angra dos Reis e membro do Fórum EJA Sul Fluminense;
– William Ribeiro: Professor do Instituto de Educação de Angra dos Reis/ Universidade Federal Fluminense (IEAR/ UFF). Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/ UFRJ). Líder do grupo de pesquisa OENDU – Currículo, Cultura e Diferença, vinculado à UFF. Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e do GT12 de Currículo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação (ANPEd).
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=NE0BBawMp9c
• Pedagogias Identitárias: A construção das imagens na Educação básica
– Maria Clara Araújo dos Passos: Formada em Pedagogia pela PUC-SP e cursando a Especialización y Curso Internacional en Estudios Afrolatinoamericanos y Caribeños pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) e pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO Brasil). Também está cursando o Certificado en Estudios Afrolatinoamericanos do Instituto de Investigaciones Afrolatinoamericanas de la Universidad de Harvard. Integrante do NIP: Núcleo Inanna de Pesquisa e Investigação de Teorias de Gênero, Sexualidades e Diferenças, coordenado pela Profª Dra. Carla Cristina Garcia (PUC-SP);
– Eliana Teixeira: Doutora em Educação (2019) pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação (2015), Pós-graduada em Diversidade Cultural e Interculturalidade: Matrizes Indígenas e Africanas na Educação Brasileira (2012) e graduada em Pedagogia (2000) pela mesma universidade. Pesquisadora colaboradora do Programa sobre o negro e o indígena na sociedade brasileira (PENESBI), do Laboratório sobre Acesso e Permanência (LAP) e do Núcleo de estudos em políticas curriculares (NEPOC), ambos vinculados à Universidade Federal Fluminense. Desde 2000, integra o quadro efetivo de Docentes I e, desde 2008, o quadro de Pedagogos (Orientador Educacional) da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. Atualmente, é assessora técnica e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Educação de Angra dos Reis e membro do Fórum EJA Sul Fluminense;
– Gabriel Oliveira Herculano da Silva (Mediação): estudante no curso de Pedagogia na UFF/IEAR. Coordenador Administrativo do Centro Acadêmico Luísa Mahin, membro da executiva estadual dos estudantes da pedagogia e pesquisador dos fenômenos envolvendo os movimentos estudantis no Instituto de Educação de Angra dos Reis. • BNCC e a política curricular em Angra dos Reis;
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=AELvu3oQ7yE
• Raça, Gênero e Novas Práticas Pedagógicas
– Tiago Alves Pereira: Jornalista, Professor. Pesquisador do campo de Mídias, Direitos Humanos, Educação e Comunicação Comunitária;
– Lucas Nascimento: Graduação em Pedagogia UFF/IEAR. Diretor de Políticas Educacionais da UEE RJ e militante do Coletivo Nacional de Juventude Negra-ENEGRECER;
– Giovanna Marcelino: socióloga e pesquisadora. É mestra e doutoranda em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Atua na área de teoria social, marxismo, intelectuais e feminismo. Atualmente compõe o Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação, Cultura e Conhecimento (GPSECC) e é coordenadora da Rede Emancipa;
– Onete Lopes (Mediação): Professora Associada do Instituto de Educação de Angra dos Reis.
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=nk1DmGF39Vo
• Infância e Participação 18/03 19h
– Monique Voltarelli: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia -MG (2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos -SP (2013), e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP, 2017), com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid. É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (UnB), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI) da Faculdade de Educação da USP. Atua principalmente com os seguintes temas: infância, crianças, estudos sociais da infância, sociologia da infância, campo científico, América Latina, e educação infantil;
– Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento: Pedagoga (1981), Mestre (1997) e Doutora (2003) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Pós-doutorado (sociologia da infância) na University of Sussex, UK (2014). Professora Livre Docente Associada (2016). Desde 2007 é docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Trabalha e pesquisa os campos da Educação Infantil, com destaque à creche, e da Sociologia da Infância. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI). (Fonte: Currículo Lattes);
– Renata Lopes Costa Prado (Mediação): Professora do Departamento de Educação da UFF de Angra dos Reis (IEAR/UFF). Psicóloga, mestre em Psicologia Social, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento e pesquisadora dos estudos sociais da infância.
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=szSBipryFcc
19/03 – Sexta-feira
• A Pedagogia em Luta
– Pamela Moraes: Presidente do Diretório Acadêmico Maria Tereza Scotton – Pedagogia
Diretora da UEE RJ; Militante da Kizomba RJ;
– Daniel Dias: bissexual, professor e intérprete, graduando em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense. Conselheiro de Políticas Culturais do Município de Santo Antônio de Pádua.Membro do Diretório Acadêmico Maria Tereza Scotton. Diretor de Políticas Educacionais do DCE Fernando Santa Cruz e militante do coletivo Kizomba;
– Bianca Araujo: Assessoria de políticas para juventude da secretaria municipal de assistência social e economia solidária de Niterói;
– Gabriel Oliveira Herculano da Silva (Mediação): estudante no curso de Pedagogia na UFF/IEAR. Coordenador Administrativo do Centro Acadêmico Luísa Mahin, membro da executiva estadual dos estudantes da pedagogia e pesquisador dos fenômenos envolvendo os movimentos estudantis no Instituto de Educação de Angra dos Reis. Militante do coletivo Kizomba/RJ e do coletivo Diversifica.
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=iECFANCz4Z4
• Surdez, Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista: concepções e práticas pedagógicas
– Elaine Jaques Sotero: Escola Municipal de Educação de Surdos (EMES);
– Kelly Maia Cordeiro: E. M. Prof José Américo Lomeu Bastos;
– Silvana Uhmann: Professora Associada do IEAR/UFF;
– Priscila Márcia Chrispim Bahia do Nascimento: Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD) de Transtorno do Espectro autista (TEA).
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=0bYuN915nhA
• Educação Infantil Online: conhecendo as propostas das redes municipais de educação de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty
– (Representante de Paraty) Maria Olga do Nascimento: Formada em Pedagogia pela UFF (IEAR/UFF), Pós-Graduação em Psicopedagogia pela UCB (Universidade Castelo Branco), cursando Educação em Método Montessori pelo CEMSP (Centro de Educação Montessori de São Paulo). Atuando no setor pedagogo da Secretaria Municipal de Educação de Paraty como Coordenadora de Núcleo Urbano;
– (Representante Angra dos Reis) Melina Rocha: Graduação em Pedagogia. Pós Graduação em Educação Infantil. Ingressou na rede municipal de educação de Angra dos Reis em 2005 como docente, e em 2008 como pedagoga. Atualmente ocupa o cargo de Assistente de Educação Infantil;
– (Representante de Mangaratiba) Michelle Satyro Pereira: Formada em Pedagogia pela UERJ, pós graduação em psicopedagogia institucional e clinica. 3 anos de experiência com alunos autista pela UTD Angra. Atualmente 5 anos em Mangaratiba desses 5 anos 2 foram na coordenação pedagógica. E 3 na educação infantil. Já trabalho com educação desde 2006;
– (Mediadora) Profa Dra. Renata Bergo: Pedagoga. Doutora em Educação. Professora do Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, IEAR/UFF;
– Onete Lopes: Professora do Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, IEAR/UFF.
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=7JA3t7maEv0
Mesa de encerramento:
• A Educação como Prática de Liberdade: autonomia e participação estudantil
– Letícia Chaves: Graduanda em Pedagogia pelo IEAR, membro do Diretório Acadêmico Florestan Fernandes;
Thamara Maciel: Graduada em Pedagogia pelo IEAR/UFF e Co-fundadora do CALM;
– Gabriel Oliveira Herculano da Silva (Mediação): estudante no curso de Pedagogia na UFF/IEAR. Coordenador Administrativo do Centro Acadêmico Luísa Mahin, membro da executiva estadual dos estudantes da pedagogia e pesquisador dos fenômenos envolvendo os movimentos estudantis no Instituto de Educação de Angra dos Reis. Militante do coletivo Kizomba/RJ e do coletivo Diversifica.
Link para assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=c1Z-g40FQrc
Pensar um evento que promova a educação de forma global exige adotar os mais diversos mecanismos de forma a possibilitar a inclusão de todos os públicos. Partindo desse ponto, incluímos em nosso planejamento a produção de audiodescrição no começo de cada atividade, bem como os mecanismos de legenda simultânea automática das lives.
Parte importante de pensar em um evento para e pelos estudantes é reservar um espaço para apresentação de trabalhos.
Considerando isso nós disponibilizamos a partir de agora o link para vocês. Para inscrever seu trabalho se atente às regras:
1. Somente uma pessoa poderá apresentar o trabalho, mesmo que tenha sido produzido por mais de uma. Pedimos que o nome do responsável pela apresentação seja incluído primeiro no espaço designado no formulário.
2. Fique atento às informações que você inclui. Após a inscrição nós precisaremos entrar em contato com você a partir dos dados que você nos forneceu. Confira-os!
3. As apresentações ocorrerão através de eixos. Veja o que melhor se encaixa na apresentação do seu trabalho.
4. Todos os trabalhos precisam ter um resumo submetido anexado ao fim da inscrição. O resumo precisa ter no máximo 2500 caracteres, com fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5.
5. Os resumos precisam ser submetidos para que sejam publicados nos anais do evento.
Link para o formulário:
https://forms.gle/hK4GwG9k4dt4vBRL8
O evento contará com certificados diferenciados por modalidade. Isso quer dizer que quem inscrever trabalhos e apresentá-los receberão um certificado para isso que seja diferente do certificado de participação das mesas.
Cada mesa terá um certificado diferente, com uma determinada quantidade de horas contabilizadas. Durante a realização destas será disponibilizado um link para preencher um formulário com seus dados para emissão do certificado. Não deixe pra depois: assim que o link for postado acessem e preencham, é rapidinho!
Após o fim da mesa o formulário será fechado e não será possível contabilizar inscrições depois desse período.