Conferência Livre de Meio Ambiente de Angra dos Reis

Postado por aloisio em 14/jan/2025 -

ANGRA DOS REIS, AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A RECORRÊNCIA DOS DESASTRES NATURAIS NO MUNICÍPIO

No próximo dia 23 de janeiro realizaremos, no Sindicato dos Arrumadores Angra dos Reis, a Conferência Livre de Meio Ambiente de Angra dos Reis, preparatória da 5º Conferência Nacional de Meio Ambiente. Em seus 523 anos de existência o município deverá enfrentar como poucos a nova realidade do aquecimento global, não só por sua condição litorânea – que torna parte de seu território diretamente impactável pela elevação do nível do oceano, mas também por ter a maior parte de sua população residindo em áreas de risco. Nas últimas décadas, o município de Angra dos Reis sofreu com recorrentes tragédias, que tendem a se agravar diante da previsão de aumento significativo na ocorrência de eventos extremos. Além do mais, grande parte do orçamento municipal é oriundo da exploração do petróleo (o grande vilão do aquecimento global) e abrigamos também um complexo nuclear, que apresenta risco constante à população do município e que depende de boas condições de tráfego nas rodovias para continuar operando. Ou seja, é fundamental que reflitamos sobre a nossa situação ambiental, a vulnerabilidade da população e as mudanças climáticas em curso.

O ano de 2024 foi o mais quente da história e o aumento da temperatura do planeta foi percebido de norte a sul do país na forma de ondas de calor, inundações e secas. Em Angra, enfrentamos uma crise hídrica, que evidenciou ainda mais a necessidade de gestão sustentável dos nossos recursos naturais. Eventos extremos cada vez mais intensos e frequentes são manifestações do aquecimento global. Temos pouco tempo para deter o agravamento da crise climática e garantir uma transição rápida e justa para um modelo de desenvolvimento de baixa emissão de gases de efeito estufa e resiliente às mudanças do clima.

Diante desse desafio, entidades ambientalistas de todo Brasil estão realizando atividades autogestionadas para qualificar o debate sobre a transformação ecológica do país no contexto das mudanças climáticas. Angra dos Reis não poderia ficar fora! Aqui, diante da omissão do governo municipal em convocar a Conferência Municipal de Meio Ambiente, organizações ambientais, sindicais, educacionais e comunitárias convocam lideranças sociais, educadores, estudantes, autoridades e a população em geral para a Conferência Livre de Meio Ambiente de Angra dos Reis.

O objetivo da nossa Conferência Livre é compreender e dialogar a situação de emergência climática do planeta e seus impactos em Angra dos Reis, além de mobilizar os diferentes segmentos da população angrense para o enfrentamento dessa realidade, a partir da elaboração de propostas para prevenção de desastres e capacidades para minimizar seus danos no município. A Conferência fará também a indicação de um(a) representante do movimento social de Angra dos Reis para participar da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

A Conferência Livre de Meio Ambiente ocorrerá de forma presencial no próximo dia 23/01/2025, das 9h às 16h, no Sindicato dos Arrumadores (Rua da Comèrcio, 84 – 2º andar, Centro, Angra dos Reis, RJ) .

Formulário de inscrição para a Primeira Conferência Livre do Meio Ambiente de Angra dos Reis – 2025
ACESSE AQUI

Mais informações e pré-inscrição poderão ser feitas através do e-mail
sapemovimento@gmail.com.

Os eixos temáticos a serem discutidos serão: Eixo 1: Adaptação e preparação para desastre, e Eixo 2: Governança e Educação Ambiental.

Os documentos relativos à 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e aos eixos temáticos podem ser acessados no site do Ministério do Meio Ambiente
https://www.gov.br/mma/pt-br/composicao/gm/5a-CNMA

Organização:
SAPÊ (Sociedade Angrense de Proteção Ecológica)
SEPE/RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro Núcleo Angra e Paraty)
ARQUISABRA (Associação dos Remanescentes do Quilombo Santa Rita do Bracuí)
FCT (Fórum das Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty, e Ubatuba)
NEA-Aipim (Núcleo de Estudos em Agroecologia Aipim)
UBUNTUFF (Coletivo de estudantes pretes da UFF)
DAFF/IEAR (Diretório Acadêmico Florestan Fernandes)
CED (Centro de Educação Diferenciada)
IEAR/UFF (Instituto de Educação de Angra dos Reis/Universidade Federal Fluminense)
MBV (Movimento Baía Viva)
NCS (Núcleo Comunitário de Sustentabilidade – José Maria)
IPHAR (Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica de Angra dos Reis)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notícias

 

Para acessar todas as notícias, clique aqui.

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content