Egressa do IEAR/UFF vence prêmio internacional de melhor tese sobre América Latina na Universidade Sorbonne Nouvelle

Postado por Aloísio Kelmer em 05/jun/2025 -

Na última quarta, dia 04 de junho, Carolina Miranda de Oliveira, aluna egressa do curso de Pedagogia do IEAR/UFF, membra e professora colaboradora do Programa Escolas do Território, ganhou o prêmio Professor Andrzej Dembicz para a Melhor Tese de Doutorado sobre a América Latina, concedido pela Fundação Professor Andrzej Dembicz (Polônia) e pelo Conselho Europeu de Investigações Sociais sobre a América Latina (CEISAL), realizado na Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris.

Carolina ingressou em Pedagogia em 2011 e, durante a graduação, foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), atuando na Formação Continuada para Professores Indígenas Guarani Mbya da Aldeia Sapukai, com o professor Dr. Domingos Nobre, coordenador do Programa “Escolas do Território” (IEAR/UFF). Após a conclusão da graduação, continuou atuando com o Programa, ministrando aulas no Curso de Ensino Médio com Habilitação em Magistério Indígena, que é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre o IEAR/UFF e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC -RJ).

Este prêmio é fruto da Tese de Doutorado intitulada: “Límites y posibilidades: Un estudio de caso sobre cómo un curso de Magisterio Indígena puede o no contribuir al fortalecimiento de la cultura y lengua indígena”, orientada pela Dra. Cristina Goenechea (Universidade de Cádiz, Espanha) e pelo Dr. Domingos Barros Nobre (IEAR/UFF), defendida em dezembro de 2023 na Universidade de Cádiz, Espanha.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notícias


 

Para acessar todas as notícias, clique aqui.

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados