JONGO E LITERATURA INFANTIL: PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ANTIRRACISTAS NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Postado por Aloísio Kelmer em 17/out/2025 -

Gabriel de Deus, SANTANA ; Alana Calado, FRANCO; Paulo de Tássio Borges da, SILVA;William Goes, RIBEIRO.

RESUMO:

A presente atividade foi desenvolvida no contexto do PIBID – Pedagogia de Angra dos Reis – IEAR/UFF, no projeto “Práticas de letramentos antirracistas”. A experiência de iniciação à docência foi realizada com a turma do 4º ano da Escola Municipal Quilombola Áurea Pires da Gama, rede municipal de Angra dos Reis, e articula-se ao eixo temático Alfabetização, letramentos, infâncias e educação básica. O objetivo consistiu em promover aprendizagens significativas por meio da valorização da cultura afro-brasileira e da literatura infantil, reconhecendo a infância como produtora de saberes. A metodologia envolveu, em um primeiro momento, a realização de uma roda de jongo, na qual as crianças tiveram contato com a história dessa manifestação cultural, aprenderam pontos e participaram do toque no atabaque. Em seguida, foi explorado o livro infantil Ísis e o tambor encantado, que possibilitou a realização de atividades de leitura, interpretação, escrita e desenho. Como resultado, observou-se que os estudantes conseguiram estabelecer relações entre a narrativa literária e a experiência vivida na roda de jongo, ampliando seu repertório cultural e fortalecendo processos de leitura e escrita. Conclui-se que a articulação entre práticas culturais e literárias pode contribuir para a formação leitora, a valorização da diversidade e o desenvolvimento de letramentos críticos na educação básica.

Palavras-chave: Alfabetização. Jongo. Literatura infantil.

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