AULA-PASSEIO À ALDEIA SAPUKAI COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O LETRAMENTO RACIAL

Postado por Aloísio Kelmer em 21/out/2025 -

Eliana TEIXEIRA; Débora CIRIACO; Ludmila CIRIACO; Paulo de Tássio Borges da SILVA

RESUMO:

O presente trabalho é um relato de experiência que teve por objetivo oportunizar aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental o acesso à cultura e à história dos indígenas Guarani da Aldeia Sapukai de Angra dos Reis. As experiências fazem parte do Projeto Político pedagógico da Escola Municipal Frei Fernando Geurtse em articulação com o Projeto Práticas de Letramentos Antirracistas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 2025. A proposta teve como metodologia uma vivência direta em aula-passeio na Aldeia Sapukai com participação ativa de liderança, crianças e jovens Guarani. Na visita de campo, foi possível promover diálogos sobre diversidade cultural e letramento antirracista, possibilitar o contato direto com a cultura indígena, fomentar o respeito às diferenças por meio da vivência e da interação com crianças indígenas. Bem como, a interação entre os estudantes e as crianças indígenas da Aldeia Sapukai. Foram realizadas atividades lúdicas e brincadeiras típicas, além de registros fotográficos e observações qualitativas sobre o engajamento dos alunos. A visita possibilitou que as crianças compreendessem e valorizassem a diversidade cultural, promovendo respeito e sensibilização para as diferenças. A experiência incentivou reflexões sobre interculturalidade e superação de preconceitos. Os registros e relatos coletados servirão de base para a produção de um livro de experiência, integrando imagens e narrativas das crianças.

Palavras-chave:  Letramento antirracista; Diversidade cultural; Aula-passeio

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