Postado por Aloísio Kelmer em 21/out/2025 -
Melani Gonçalves de ARAUJO; Sandra Regina Cardoso de BRITO; Paulo de Tássio Borges da SILVA; William de Góes RIBEIRO.

RESUMO:
Este trabalho apresenta uma atividade desenvolvida no contexto do PIBID – Pedagogia de Angra dos Reis – IEAR-UFF, no projeto “Práticas de letramentos antirracistas”, em uma turma do 4º ano da E.M. Tânia Rita de Oliveira Teixeira, em Angra dos Reis. Seu objetivo foi promover momentos de escuta, reflexão e produção simbólica, trazendo à tona temas como memória, identidade e ancestralidade, na perspectiva da educação multi e intercultural, diversidade e inclusão. A metodologia utilizou a leitura do livro Os Tesouros de Monifa, de Sônia Rosa e Rosinha, seguida de roda de conversa, no qual as crianças puderam pensar sobre o que consideram como seus verdadeiros tesouros, considerando não apenas objetos materiais, mas também lembranças, afetos e histórias familiares. A narrativa de Monifa possibilitou trabalhar a noção de que cada pessoa tem uma ancestralidade que precisa ser lembrada, valorizada e preservada. Como atividade prática, as crianças criaram a “Caixa de Tesouros”, onde registraram, por meio de desenhos e escritas, memórias e elementos que consideram importantes para guardar e transmitir às gerações futuras. A experiência contribuiu para o fortalecimento da autoestima das crianças, ajudando-as a compreender que elas são parte de uma cultura viva, formada também pela contribuição dos povos africanos e afro-brasileiros. Incentivou a leitura literária, mas também abriu espaço para que a turma reconhecesse a importância de valorizar suas origens e memórias.
Palavras-chave: Identidade, Ancestralidade, Literatura infantil.