Postado por Aloísio Kelmer em 21/out/2025 -
Anna Carolina Oliveira Barros da Silva, SALVADOR,Alana Calado, FRANCO, Paulo de Tássio Borges da, SILVA, William Goes, RIBEIRO

RESUMO:
A presente atividade foi desenvolvida no contexto do PIBID – Pedagogia de Angra dos Reis – IEAR-UFF, no projeto “Práticas de letramentos antirracistas”. A experiência de iniciação à docência aqui compartilhada se deu nas turmas do 4º e 5º anos da E.M. Quilombola Áurea Pires da Gama, rede municipal de Angra dos Reis. O tema central do trabalho é a educação voltada à interculturalidade, diversidade e inclusão, com enfoque no letramento racial. O objetivo da ação consistiu em fomentar reflexões críticas sobre o racismo, ampliando o letramento dos estudantes a partir de práticas pedagógicas que dialogassem com a realidade social e cultural vivenciada por eles. A metodologia utilizada foi a realização de uma oficina de música com base na canção “Vidas Negras Importam”, de Martinho da Vila. Após a audição, os alunos foram convidados a selecionar palavras ou expressões significativas, registrando-as em folhas A4, cada uma em cor distinta. Essa dinâmica favoreceu a expressão individual e coletiva, possibilitando a construção de sentidos múltiplos sobre a temática. Os resultados evidenciaram que os estudantes possuem conhecimento prévio sobre o racismo, sendo capazes de citar exemplos vivenciados tanto em sala de aula quanto em seus contextos familiares. A atividade revelou, portanto, o potencial do trabalho intercultural sensível para a promoção de espaços educativos inclusivos e de fortalecimento da identidade dos alunos na luta contra práticas racistas.
Palavras-chave: Antirracismo; Identidade; Interculturalidade.