RODA LITERÁRIA E A CONSTRUÇÃO DE PERTENCIMENTO ÉTNICO RACIAL NA ESCOLA MUNICIPAL QUILOMBOLA ÁUREA PIRES DA GAMA

Postado por Aloísio Kelmer em 21/out/2025 -

Vivian dos Santos, ASSIS, Alana Calado, FRANCO, Paulo de Tássio Borges da, SILVA, William Goes, RIBEIRO

A presente atividade foi desenvolvida no contexto do PIBID – Pedagogia de Angra dos Reis – IEAR-UFF, no projeto “Práticas de letramentos antirracistas”. A experiência de iniciação à docência aqui compartilhada, deu-se na turma do 4º ano da E.M. Quilombola Áurea Pires da Gama, rede municipal de Angra dos Reis. A atividade realizada foi uma Roda Literária com o livro “Meu Crespo é de Rainha” da autora Bell Hooks, após a leitura foi realizado a construção de autorretrato, guiada pelos objetivos: a) aumentar o respeito ao outro; b) promover diálogos antirracistas a partir do livro; c) discutir falas racistas sobre cabelo e cor de pele. A metodologia utilizada foi a de roda literária e construção de autorretrato. A partir da roda literária foi possível conversar com os alunos sobre a importância de respeitar o outro, trazendo a discussão sobre racismo e pertencimento étnico-racial. A roda foi aberta a diálogo onde os alunos compartilharam suas experiencias pessoais com falas racistas sobre cor de pele e cabelo. A atividade mostra a importância de trabalhar com livros antirracistas na escola, sendo possível desconstruir preconceitos, como o racismo. Os resultados evidenciaram que os alunos compreenderam bem sobre o respeito ao outro, pois era constante as falas racistas sobre o cabelo e cor de alguns colegas e após essa atividade não se ouve mais.

Palavras-chave: diálogo antirracista; respeito; racismo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notícias


 

Para acessar todas as notícias, clique aqui.

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados