SEMENTES AFRICANAS: Experiências pedagógicas antirracistas no PIBID

Postado por Aloísio Kelmer em 21/out/2025 -

Alexia CUNHA; Geovanna COSTA; Kayanne SOUZA; Pedro LIMA; Eliana TEIXEIRA; Paulo de Tássio Borges da, SILVA.

RESUMO:

As atividades pedagógicas relatadas foram realizadas na Escola Municipal Frei Fernando Geurtse em Angra dos Reis no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e tiveram como finalidade promover a valorização e o reconhecimento da herança cultural africana presente na formação da sociedade brasileira, por meio de práticas educativas integradoras. A metodologia utilizada foi a realização de oficinas com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A oficina “Sons da África no Brasil: Ritmo e Expressão” abordou a musicalidade afro-brasileira, contemplando o estudo de instrumentos, a experimentação de ritmos corporais e a produção artística discente. A oficina de brincadeiras africanas apresentou jogos tradicionais, como Terra e Mar, Mamba e DA GA, evidenciando seus aspectos culturais, sociais e educativos, ao mesmo tempo em que favoreceu a socialização, a cooperação e o respeito às tradições. Por sua vez, a oficina de tranças e capoeira problematizou a historicidade e os significados dessas práticas, destacando-as como expressões de resistência, identidade e pertencimento, além de sua permanência na contemporaneidade. De forma articulada, tais experiências contribuíram para o fortalecimento do aprendizado crítico, da integração social e da valorização das raízes afro-brasileiras, reafirmando a relevância da diversidade cultural no contexto escolar.

Palavras-chave: educação; cultura; identidade étnico-racial.

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