Plano Municipal de Redução de Riscos
PMRR Angra dos Reis

🌐 iear.uff.br/pmrrangra


🔹 O QUE É?

🔹 PARA QUE SERVE?

🔹 QUEM SOMOS?

🔹 OBJETIVOS

🔹 COMO FOI REALIZADO?


🔹 AUDIÊNCIA PÚBLICA

🔹 RELATÓRIOS E DOCUMENTOS

🔹 PARTICIPAÇÃO SOCIAL


🔹 NOTÍCIAS


🔹 FICHA TÉCNICA

🔹 REDES SOCIAIS E CONTATOS


O QUE É?

O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) é um plano estratégico para a prevenção e redução de riscos do município de Angra dos Reis, com destaque para aqueles associados a movimentos gravitacionais de massa, que popularmente e genericamente são chamados de deslizamentos.

Em sua primeira versão, o PMRR de Angra dos Reis destaca os riscos associados a deslizamentos, pois estes estão associados a 98% do histórico de óbitos por desastres no município. Um dos seus produtos (Relatório 4 – Estudo de Políticas Públicas e Plano Estratégico Municipal) também possui aplicação ampla e direta na prevenção e redução de riscos de desastres hidrológicos.

Voltar para Início



PARA QUE SERVE?


O PMRR tem importante papel:

  • No conhecimento dos setores de risco de deslizamentos em diferentes comunidades, permitindo a criação de mapas de risco detalhados, precisos e informativos;
  • Na indicação e valoração dos investimentos necessários em medidas e ações de redução de riscos de desastres;
  • No apoio aos gestores públicos com informações sobre a priorização dos investimentos dos recursos públicos;
  • No engajamento e formação da sociedade civil, universitários e servidores públicos na gestão participativa dos riscos de desastres.



Voltar para Início


QUEM SOMOS?

O PMRR de Angra dos Reis está sendo elaborado pela Universidade Federal Fluminense, através do Grupo de Pesquisa em Desastres Sócio-Naturais do Instituto de Educação de Angra dos Reis, e pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, através da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Durante todo o processo de elaboração do PMRR foi acompanhado e subsidiado pelo Comitê Municipal do PMRR.
O trabalho tem coordenação geral e financiamento do Ministério das Cidades, através do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco da Secretaria Nacional de Periferias, com apoio administrativo da Fiocruz.



Parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF)

A parceria proposta para a elaboração dos PMRR no âmbito de cooperações técnico-científicas de inovação com as universidades e pesquisadores fundamenta-se em:

  • Elaborar Planos Municipais de Redução de Riscos tecnicamente consistentes e aplicáveis à gestão pública, com embasamento em bibliografias científicas já consolidadas no campo do mapeamento de riscos e desastres e da cartografia geotécnica;
  • Contemplar ações de enfrentamento de processos geradores de riscos e desastres associados às mudanças climáticas;
  • Aplicar as inovações metodológicas ao conteúdo do PMRR, tendo em vista a função essencial desse instrumento no planejamento territorial subsidiando as administrações públicas locais, as comunidades mapeadas e a sociedade em geral.

Inovações alcançadas

  • Aprimoramento dos processos de participação social e comunitária nas diversas etapas de elaboração do PMRR, bem como para a apropriação do conteúdo por parte dos usuários dos mapeamentos públicos e comunitários;
  • Inclusão da vulnerabilidade como elemento estruturante na análise do risco.


Voltar para Início


OBJETIVOS

Objetivo Geral

Construir um plano estratégico para a prevenção e redução de riscos associados a deslizamentos, com três macro-objetivos:

  • Obter informações qualificadas, atualizadas e, principalmente, contextualizadas que reflitam conhecimentos técnicos e sociais;
  • Sensibilizar atores-chave da gestão pública e a população em geral, em especial as pessoas em situação de risco, com foco na mobilização e engajamento social para o enfrentamento dos perigos;
  • Divulgar as atividades e os resultados do PMRR e fomentar sua utilização no planejamento e gestão urbana.


Objetivos Específicos

  • Realizar o mapeamento e o diagnóstico dos processos do meio físico geradores de risco na escala de detalhe, envolvendo a delimitação de setores, a estimativa de edificações e famílias afetadas e o estabelecimento de graus relativos de risco, considerando as vulnerabilidades e potencialidades individuais e comunitárias das localidades analisadas frente a essas ameaças;
  • Incorporar o conhecimento das comunidades em situação de risco na elaboração dos mapeamentos e na proposição de ações estruturais e não estruturais, de forma a proporcionar sua coprodução e apropriação para aumento da resiliência local;
  • Indicar medidas estruturais e não estruturais para a redução dos riscos em cada setor de risco mapeado considerando, sempre que possível, a integração entre soluções convencionais de engenharia e soluções baseadas na natureza, bem como a participação social para o entendimento da concepção das intervenções indicadas;
  • Propor critérios de hierarquização dos setores de risco alto e muito alto para o planejamento da execução das intervenções.
  • Gerar informações que possam subsidiar a elaboração de um plano de ação tática para a gestão de riscos e desastres no âmbito municipal; e
  • Desenvolver estratégias de comunicação do instrumento PMRR e de seus resultados.

Voltar para Início



COMO FOI REALIZADO?

O PMRR de Angra dos Reis foi elaborado em 5 etapas, conforme indicado na figura e cronograma abaixo.



Voltar para Início


AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Prefeitura de Angra dos Reis, por intermédio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, em parceria com o Instituto de Educação de Angra dos Reis – Universidade Federal Fluminense, convidam a população, as associações representativas da sociedade civil e servidores públicos para participarem da Audiência Pública do Plano Municipal de Redução de Risco de Angra dos Reis, com objetivo de informar os interessados e recolher indicações sobre o referido plano.

A audiência pública será realizada no dia 17/09/2025, das 18h00 às 21h00, na Câmara Municipal de Angra dos Reis, localizada na Praça Nilo Peçanha s/n°, Centro, Angra dos Reis – RJ. A audiência pública será também transmitida ao vivo pelo Youtube através do canal “TV Câmara Angra dos Reis”.

Envie suas de indicações (dúvidas, sugestões, elogios e/ou críticas) para a Audiência Pública através do formulário abaixo (clique na imagem).



Voltar para Início


RELATÓRIOS E DOCUMENTOS


📂 Relatórios e Documentos – Google Drive


Voltar para Início


PARTICIPAÇÃO SOCIAL


A participação social foi parte fundamental e necessária no processo de elaboração do PMRR de Angra dos Reis. Esta participação pode ser efetivada nos eventos, nas oficinas de mapeamento participativo, nas reuniões nas comunidades, audiências públicas etc.

Nos gráficos abaixo estão indicadas o número de atividades realizadas e o total de participações na elaboração do PMRR de Angra dos Reis. Ao longo do processo de elaboração do PMRR foram realizadas mais de 200 atividades que contaram com mais de 3.200 participações.



Voltar para Início


NOTÍCIAS

Prefeitura de Angra dos Reis:


TV e Portais de Notícias:


Água Santa e Monsuaba recebem oficinas de redução de riscos ambientais

Os bairros da Água Santa e Monsuaba receberam na terça-feira, dia 19, as oficinas de mapeamento participativo promovidas pelo Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Angra dos Reis…

A Cidade
21 de novembro de 2024


Oficinas de redução de riscos ambientais são realizadas em Angra dos Reis

ANGRA DOS REIS – Os bairros de Monsuaba e Água Santa receberam nesta terça-feira, dia 19, as oficinas de mapeamento participativo…

A Voz da Cidade
20 de novembro de 2024


Moradores de Angra dos Reis participam de plano de redução de riscos durante temporais

Plano é uma parceria entre os governos federal e municipal, que contam com a participação da Defesa Civil e da UFF.

RJ2 – TV Rio Sul
7 de novembro de 2024


Aldeia Sapukai e Quilombo do Bracuí recebem oficinas do governo federal

Angra dos Reis – A Aldeia Sapukai e o Quilombo do Bracuí foram palco de oficinas de mapeamento participativo, promovidas como parte do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR)…

O Dia
3 de novembro de 2024


Oficinas de mapeamento participativo chegam ao Bracuí

ANGRA DOS REIS
Na terça-feira, 22 de outubro, a Aldeia Sapukai e o Quilombo do Bracuí foram palco de oficinas de mapeamento participativo…

A Voz da Cidade
30 de outubro de 2024


Angra faz entrega do relatório do plano de trabalho do PMRR

ANGRA DOS REIS
A Prefeitura de Angra dos Reis realizou, de forma simbólica na última sexta-feira, dia 16, a entrega do primeiro relatório referente ao trabalho realizado…

A Voz da Cidade
19 de agosto de 2024


Angra dos Reis: Sapinhatuba I e Morro da Glória recebem Mapeamento participativo

Angra dos Reis – Duas oficinas de mapeamento participativo foram realizadas nesta terça-feira (23), em Angra dos Reis, com o objetivo de reunir…

Diário do Vale
23 de julho de 2024


Angra dos Reis: Morros do Centro recebem oficina de mapeamento participativo

Angra dos Reis – Duas oficinas de mapeamento participativo que integram o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Angra dos Reis…

Diário do Vale
18 de julho de 2024

Morros da Carioca e Abel em Angra recebem oficina de mapeamento participativo

Ação faz parte da produção do Plano Municipal de Redução de Riscos de Angra dos Reis, PMRR, coordenado pelo Departamento de Mitigação e Prevenção da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades.

O Dia
11 de julho de 2024

Angra promove oficina de mapeamento participativo em comunidades

Angra dos Reis – Moradores dos morros do Abel e Carioca participaram de uma oficina de mapeamento participativo como parte do Plano Municipal de…

Diário do Vale
9 de julho de 2024

Morros da Carioca e do Abel recebem oficina de mapeamento participativo

ANGRA DOS REIS – Moradores dos morros do Abel e Carioca participaram de uma oficina de mapeamento participativo como parte do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR)…

A Voz da Cidade
9 de julho de 2024


Lançado em Angra dos Reis o Plano Municipal de Redução de Riscos

ANGRA DOS REIS Elaborar um plano estratégico para o monitoramento, redução ou controle de situações de riscos e deslizamentos nas áreas…

A Voz da Cidade
10 de abril de 2024


Angra dos Reis inicia Plano Municipal de Redução de Riscos nesta segunda

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis realiza a abertura oficial do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) nesta segunda…

Correio da Manhã
08 de abril de 2024


Rádio/Podcast:



TV Câmara


Instagram

Voltar para Início



FICHA TÉCNICA

Presidente da República

Luís Inácio Lula da Silva

Ministro das Cidades

Jader Fontenelle Barbalho Filho

Secretário Nacional de Periferias

Guilherme Simões Pereira

Chefe de Gabinete

Vitor Araripe Freire Pacheco

Diretor do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco

Rodolfo Baesso Moura

Coordenador-Geral de Planos de Mitigação e Prevenção de Risco

Leonardo Santos Salles Varallo

Coordenação Técnica

Daniela Buosi Rohlfs

Leonardo Andrade de Souza

Coordenação do Projeto PMRR

Leonardo Santos Salles Varallo

Leonardo Andrade de Souza

Daniela Buosi Rohlfs

Fernando Rocha Nogueira

Luiz Belino Ferreira Sales

Cristina Bernardi

Jackeline Leite Pereira Pavin

Renan Duarte dos Santos Saraiva

Evellyne Porfiria Dourado Santos

Gustavo Henrique Fernandes Barreto

PMRR DE ANGRA DOS REIS

Equipe das Universidades

Prof. Anderson Mululo Sato (UFF) (Coordenador Geral)

Prof. Paulo Jorge Vaitsman Leal (UFF) (Coordenador Geral)

Prof. Michael Alexandre Chetry (UFF)

Prof. Marcos Barreto de Mendonça (UFRJ)

Profª. Franciele Zanandrea (UFF)

Prof. Gean Paulo Michel (UFF e UFRGS)

Prof. Ivanovich Lache Salcedo (UFF)

Silvio Araujo da Silva (UFRJ)

Pamella Oliveira da Silva (UFF)

Daniel Mendes de Souza (UFF)

Victor Leonardo Silva Santos (UFF)

Livia Medeiros da Silva Bonifacio (Poli/UFRJ)

Luan Harder Gonsalves

Thálisson Vinicius Soares dos Santos (IEAR/UFF)


Equipe da Secretaria de Proteção e Defesa Civil

Fábio Junior da Silva Pires (Secretário)

Leandro da Silva Nunes

Pedro França Magalhães

Marcelo Lopes

Márcia Maria Furtado Gonzaga

Maykon da Silva de Oliveira

Suzana Cristina de Moura

Fabiano Jardim Clemente Santos

Alexandre Milczanowski Ribeiro

Nilson da Silveira Cabral

Milena Lima Vitor Alves

Patrick Rodrigues Gonçalves

João Victor Pires Woyames

Rodrigo Henrique Martins de Andrade

Natâny Pinho Rosa

Daniel Fernando Sales Ribeiro

Adriano Camargo de Oliveira


COMITÊ MUNICIPAL DO PMRR

O Comitê Municipal do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) Angra dos Reis foi instituído oficialmente pelo Decreto nº 13.455, de 21 de março de 2024, publicado no Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis Nº 1862/2024, e atualizado pelo Decreto Nº 14.016 de 14 de março de 2025, publicado no Boletim Oficial do Município de Angra dos Reis Nº 2088/2025. Segundo seu decreto de criação, o Comitê tem como objetivo planejar, monitorar, acompanhar e apoiar a elaboração do PMRR Angra dos Reis, sendo composto por representantes titulares e suplentes das seguintes secretarias, autarquias e instituições:

  • Secretarias de Proteção e Defesa Civil (SPDC)
    • Titular: Fábio Júnior da Silva Pires – matrícula 14.509
    • Suplente: Pedro França Magalhães – matrícula 14.354
  • Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN)
    • Titular: Matheus Pereira Carrara – matrícula 26.669
    • Suplente: Diego Gomes Ferreira – matrícula 29.439
  • Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania (SDSP)
    • Titular: Thaísa Carneiro Bedê – matrícula 30.236
    • Suplente: Ana Elisa de Almeida Araújo Rosa – matrícula 26.096
  • Instituto Municipal de Meio Ambiente (IMAAR)
    • Titular: Eduardo de Lima Brasileiro – matrícula 19.880
    • Suplente: Lauro Henrique Gomes Mendes – matrícula 3400041
  • Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SIOP)
    • Titular: Alan Bernardo Coelho de Souza – matrícula 21.019
    • Suplente: Luciene Jordão Rabha – matrícula 20.421
  • Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR)
    • Titular: Giovanni Wicthoft Fedrizzi – matrícula 20.242
    • Suplente: Miguel Arcanjo de Souza – matrícula 30.616
  • Secretaria de Obras e Habitação (SOH)
    • Titular: Maria Carolina Chaves da Rocha – matrícula 28.093
    • Suplente: Mariana de Souza Gomes – matrícula 32.714
  • Secretaria Executiva de Comunicação (SAG.SECO)
    • Titular: Marlene Ponciano – matrícula 32.573
    • Suplente: Ludmila da Silva Pereira – matrícula 32.367
  • Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG)
    • Titular: Matheus Fernandes da Silva – matrícula 27.959
    • Suplente: Rafaella Patrício Lima – matrícula 30.055
  • Superintendência do Programa Comunidade de Angra (SRI. SUPCA)
    • Titular: Mariana da Fonseca Ornelas Azevedo – matrícula 32.557
    • Suplente: André Porto Pereira – matrícula 32.584
  • Secretaria de Saúde (SSA)
    • Titular: Mariana de Souza Barbosa – matrícula 30.514
    • Suplente: Teresa Cristina Sampaio de Barros Leite – matrícula 3.583
  • Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (SAAE)
    • Titular: Marc Helder Antoine de Touchet Olichon – matrícula 191.122
    • Suplente: Alexandre Giovanetti Lima – matrícula 190.539
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)
    • Titular: Anderson Mululo Sato – CPF: XXX.725.XXX-24
    • Suplente: Paulo Jorge Vaitsman Leal – CPF: XXX.180.XXX-17

Voltar para Início


REDES SOCIAIS E CONTATOS


Receba informes via Whatsapp
(Escaneie o QR Code ou clique aqui)


Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis
Telefone: (24) 3377-6046
Email: defesacivil@angra.rj.gov.br
Endereço: Secretaria de Proteção e Defesa Civil – Avenida Almirante Júlio César de Noronha, nº 271 – São Bento, Angra dos Reis – RJ


Universidade Federal Fluminense – Instituto de Educação de Angra dos Reis
Telefone: (24) 3365-1642
Whatsapp: (24) 99960-7812
Instagram: @pmrrangra
Site: https://iear.uff.br/pmrrangra/
Email: iear@id.uff.br
Endereço: Avenida do Trabalhador, nº 179, Jacuecanga, Angra dos Reis – RJ CEP: 23914-360


Créditos: site organizado por George Teodoro de Oliveira (técnico-administrativo do IEAR/UFF) sob orientação de Anderson Mululo Sato (coordenador do PMRR).


Voltar para Início

Notícias


 

Para acessar todas as notícias, clique aqui.

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados