Postado por IEAR em 04/set/2025 -
No dia 28 de junho de 2025, data em que se comemora o dia internacional do orgulho LGBT, aconteceu a Conferência Regional LGBTQIAPN+ da Costa Verde. Na ocasião, estiveram presentes docente e discentes do IEAR/UFF. Após 10 anos de ausências de conferências LGBTQIAPN+, o momento marca um retorno de escuta e produção de políticas públicas para essa população nos/com os territórios.
A Universidade Federal Fluminense (UFF), pioneira na aprovação das cotas para a população trans no Rio de Janeiro, não poderia ficar de fora, reiterando mais uma vez, o seu compromisso para com essa população.

“A presença do IEAR/UFF na conferência reitera o compromisso da nossa instituição com a população LGBTQIAPN+. Mais do que nunca, diante de agendas neoliberais e neoconservadoras no cenário nacional e internacional, cabem às Universidades um posicionamento político com os grupos mais vulnerabilizados. É preciso que as Universidades adotem uma responsividade ética frente aos grupos que mais sofrem uma indução de precariedade. O IEAR/UFF tem se posicionado e agradeço à nossa direção e colegas docentes e discentes que têm apoiado o enfrentamento das LGBTfobias e a construção de políticas de acesso e permanência à população LGBTQIAPN+”, destacou o professor Paulo de Tássio.
“Estar presente na Conferência Regional LGBTQIA+ na Costa Verde foi uma experiência muito marcante para mim. Foi um espaço onde pude ouvir, aprender e também me reconhecer nas falas e nas lutas de tantas pessoas. Em um lugar como Angra dos Reis, que ainda carrega tantas marcas do conservadorismo, participar desse momento foi, de certa forma, esperança. Uma vez que as discussões abriram caminhos para pensar políticas públicas em áreas essenciais como Saúde, Educação, Empregabilidade e Cultura. Não posso deixar de falar em como a formação pedagógica tem um papel fundamental nas lutas sociais, pois é por meio dela que podemos construir práticas educativas mais inclusivas, capazes de acolher a diversidade e combater preconceitos desde cedo. Saí da conferência com mais consciência da importância de ocuparmos esses espaços e da responsabilidade de continuar lutando por respeito e dignidade para todas as pessoas LGBTQIA+” pontua o estudante de pedagogia Leandro Ramos.
Na conferência foi aprovada uma moção de apoio ao IEAR/UFF, com recomendações às questões de gênero, sexualidades e LGBTs na reformulação curricular dos cursos, conforme orienta a Resolução nº. 04/2024. A moção aprovada pode ser conferida abaixo.
MOÇÃO DE APOIO AO IEAR/UFF FRENTE A DEFESA E APOIO À POPULAÇÃO LGBTQIAPN+
Moção de apoio ao Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) frente a defesa e apoio à população LGBTQIAPN+, travadas nos últimos meses. A nota segue ainda com a recomendação de que os cursos pautem as discussões de gênero e sexualidades na reformulação dos cursos, conforme Resolução 04/2024 do CNE/MEC. Construindo disciplinas obrigatórias e optativas, projetos de pesquisa e extensão; bem como, políticas de acesso e permanência.
Angra dos Reis – RJ, 28 de junho de 2025.