Postado por Aloísio Kelmer em 17/out/2025 -
Jessica Kelly Pereira, ALVES, Alana Calado, FRANCO,
Paulo de Tássio Borges da, SILVA, William Goes, RIBEIRO

RESUMO:
O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do PIBID – Pedagogia de Angra dos Reis – IEAR-UFF, no projeto “Práticas de letramentos antirracistas” tendo como objetivo articular o processo de alfabetização/letramento com a valorização da cultura quilombola, promovendo uma aprendizagem significativa e inclusiva. A experiência foi realizada na Escola Municipal Quilombola Áurea Pires da Gama, com estudantes do 4º ano do ensino fundamental. A sequência didática “C de cultura Quilombola” foi estruturada para ampliar o vocabulário a partir da identificação da letra C e do som /k/, relacionando-os a elementos da cultura quilombola. A metodologia contemplou a apresentação de imagens e objetos vinculados ao tema (como capoeira, comidas típicas, coco, colher de pau, cestaria e canteiro), além da construção de cartazes coletivos e produções escritas. O referencial teórico utilizado foram autores(as) antirracistas como Munanga e Nilma Lino, bem como a oralidade quilombola. A proposta possibilitou o contato dos alunos com práticas culturais quilombolas, incentivando o reconhecimento da diversidade brasileira e fortalecendo vínculos identitários. Como resultados parciais, observou-se o engajamento das crianças, a ampliação do repertório linguístico e a valorização da oralidade e da escrita, evidenciando o potencial da prática para integrar alfabetização e interculturalidade. Assim, reafirma-se a importância de incluir perspectivas culturais e antirracistas no processo educativo, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, conscientes e respeitosos diante da pluralidade sociocultural
Palavras-chave: alfabetização; cultura quilombola; letramentos antirracistas.