CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: Refletindo sobre referências Negras

Postado por Aloísio Kelmer em 21/out/2025 -

Maria Laura RIBEIRO; Sandra Regina Cardoso de BRITO; Paulo de Tássio Borges da SILVA

RESUMO:

O presente texto foi desenvolvido a partir do projeto Práticas de Letramentos Antirracistas, vinculado ao PIBID no campus de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense, tendo como objetivo a partilha de uma atividade desenvolvida em turmas de 4º ano e 5º do ensino fundamental, a partir da “Leitura Deleite”, uma categoria implantada no currículo escolar pela Secretaria de Educação de Angra dos Reis. A proposta da atividade foi utilizar esse espaço para apresentar referências negras para as crianças e incentivar a reflexão sobre participação negra na construção da história do Brasil. A metodologia escolhida foi a contação de história na formação em roda, utilizando o livro “Zeferina” de Valle e Palmeira (2025). Ao contar a história buscou-se a associação de seus principais elementos ao significado do Adinkra “SANKOFA”, que tem a tradução “voltar para buscar”, promovendo um debate sobre pessoas que se parecem com a personagem e as histórias contadas por elas. Como resultado observou-se que, em suas falas, as crianças conseguiram realizar reflexões sobre si mesmas, sua relação com o outro e as diferentes realidades que conhecem.

Palavras-chave: letramentos; antirracismo; mulheres negras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notícias


 

Para acessar todas as notícias, clique aqui.

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados