Postado por Aloísio Kelmer em 21/out/2025 -
Aline Fernandes BELCHIOR; Beatriz de Oliveira SANTOS; Beatriz Mangia BORGES; Ingrid da Conceição BARROSO; Sandra Regina Cardoso de BRITO; Paulo de Tássio Borges da SILVA

RESUMO:
Este relato descreve uma prática pedagógica desenvolvida no contexto do PIBID – Pedagogia de Angra dos Reis – IEAR-UFF, no projeto “Práticas de letramentos antirracistas”, em abril de 2025 numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental, cujo tema foi o reconhecimento e a valorização dos povos indígenas de Angra dos Reis. O objetivo principal consistiu em promover o respeito e a desconstrução de preconceitos, ampliando o conhecimento dos alunos sobre a cultura indígena. Para isso, a metodologia envolveu rodas de conversa, observação de imagens, explicações orais e atividades práticas, como desenhos, jogo da memória dos bairros e caça palavra adaptado. Sempre estimulando a participação ativa e o diálogo. Durante o desenvolvimento percebeu-se grande envolvimento das crianças, que demonstraram curiosidade, formularam perguntas e compartilharam suas próprias impressões sobre o assunto. Os resultados parciais revelaram avanços na compreensão da diversidade cultural e no reconhecimento da contribuição dos povos indígenas para a sociedade. Como resultado, verificou-se que a proposta alcançou seus objetivos ao valorizar a identidade indígena, fortalecer atitudes de respeito e inclusão no espaço escolar e despertar nos alunos interesse pela preservação e respeito da cultura e da história dos povos tradicionais.
Palavras-chave: Povos Indígenas; Jogos; Educação antirracista.