Artigos e Publicações



 
Artigo do Professor Dr. Fabiano Dias Monteiro e da graduanda em Políticas Públicas Letícia Rodrigues publicado pela Revista Intratextos
"Título: Atendimento Socioeducativo, Intersetorialidade e Pesquisa-Ação: reflexões e aproximações a partir de um estudo inicial sobre o CREAS de Angra dos Reis-RJ"
Capítulo de livro publicado pelo Professor Dr. Paulo de Tássio no eBook A interseccionalidade das questões de gênero e identidade: reflexões a partir do VI Seminário Internacional Desfazendo Gênero
"Título: PODE O QUEER SER DECOLONIAL?(DES) APONTAMENTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM CUYR LOCAL"
Livro da Professora Maína Bertagna publicado pela Editora Metanoia
"Título: Educação em Ciências no encontro entre Universidade e Escolas"
Artigo internacional do Prof. William Ribeiro e da Prof. Clarissa Craveiro na REVISTA Currere and Praxis do editor Willliam Pinar
"Título: Displacing curriculum normativity through teachers’ autobiographical processes: A case study from Brazil"
Artigo do professor André Rodrigues publicado em Cadernos Metrópole
"Violência política na Baixada Fluminense: poder político e poder de matar"
Capítulo da Profª. Renata Lopes Costa Prado no livro "Diversidade e espaços educativos", em conjunto com Gabriel Herculano, licenciado em pedagogia pelo IEAR.
"Título: Movimentos estudantis vistos de dentro e do interior: reflexões de jovens universitários de um campus de fora das capitais"
Apresentação oral no XVI SIAT e VIII SERPRO do trabalho "Reflexões quanto ao desenvolvimento da inteligência emocional" pelo graduando Lucas dos Santos Macedo.
Título: “Reflexões quanto ao desenvolvimento da inteligência emocional”
Apresentação oral no XVI SIAT e VIII SERPRO do trabalho "A importância da dança na Educação Infantil" pela graduanda em Pedagogia Isabel Vitoria Barbosa da Silva, sob a orientação da professora Janiara de Lima Medeiros, do IEAR/UFF.
Título: “A importância da dança na Educação Infantil”
Apresentação oral no XVI SIAT e VIII SERPRO do trabalho "A negligência parental e seu impacto na formação de crianças neurodivergentes" pela graduanda em Pedagogia Ana Rayla Figueiredo Dias, orientanda da professora Janiara de Lima Medeiros (IEAR/UFF).
Título: “A negligência parental e seu impacto na formação de crianças neurodivergentes.”
Apresentação oral no XVI SIAT e VIII SERPRO do trabalho "A educação como método de ressocialização de detentos" pela graduanda em Pedagogia Melani Gonçalves de Araújo.
Título: “A educação como método de ressocialização de detentos”
Apresentação oral no XVI SIAT e VIII SERPRO do trabalho "Intolerância religiosa no ambiente prisional" pelo graduando em Pedagogia do IEAR/UFF Talison Santos de Oliveira.
Título: “Intolerância religiosa no ambiente prisional”
Apresentação de trabalho no XVI SIAT e VIII SERPRO do trabalho "O uso de jogos no aprendizago da língia inglesa na Educação Básica” pela graduanda em Pedagogia do IEAR/UFF Ayla Saiury Aguiar Tonaki.
Título: “O uso de jogos no aprendizago da língia inglesa na Educação Básica”
Apresentação oral no XVI SIAT e VIII SERPRO do trabalho "O Rap/Hip Hop e sua influência na formação crítica dentro e fora da escola” pela graduanda do curso de Pedagogia Ruana Ramos Santos de Sousa.
Título: “O Rap/Hip Hop e sua influência na formação crítica dentro e fora da escola”
Apresentação oral no XVI SIAT e VIII SERPRO do trabalho “O lúdico para tratar do multiculturalismo e do antirracismo na Educação Básica” pela graduanda em Pedagogia do IEAR/UFF Celma Fernandes Silvestre.
Título: “O lúdico para tratar do multiculturalismo e do antirracismo na Educação Básica”
Apresentação oral no XVI SIAT e VIII SERPRO do trabalho "Desenvolvimento da aprendizagem” pela graduanda do curso de Pedagogia do IEAR/UFF Aline Araújo da Silva.
Título: "Desenvolvimento da aprendizagem”
Apresentação oral pelos docentes do curso de Pedagogia Janiara de Lima Medeiros e William de Goes Ribeiro no XVI Seminário Internacional Analítico de Temas Interdisciplinares (SIAT)
Título: "A leitura e a produção textual teorizadas no currículo e praticadas no cotidiano por meio do lúdico”
Apresentação de trabalho pelas docentes do curso de Pedagogia Janiara de Lima Medeiros e Maria Onete Lopes Ferreira VIII Seminário de Pesquisa Inovadora na/para Formação de Professores (SERPRO)
Título: "A escola e o retorno à arte: reflexões de experiências a partir do PIBID"
Artigo publicado pelo graduando em Pedagogia do IEAR/UFF com a docente Janiara de Lima Medeiros
Título: “Cultura, ensino e formação docente: um diálogo acerca do hip hop por uma educação antirracista.”
Resumo expandido escrito pelos docentes Janiara de Lima Medeiros e William de Goes Ribeiro
"Título: Reading and textual production theorized in the curriculum: fables that call for pedagogical and political views"
Resumo expandido escrito pela graduanda em Pedagogia Paula Enaely de Marins Oliveira
"Título: Aulas de Língua Portuguesa: meu lugar de fala"
Resumo expandido escrito pelo graduando em Pedagogia Guilherme Augusto Coelho Barbosa
"Título: Língua Portuguesa e Consciência Política"
Resumo expandido escrito pela graduanda em Pedagogia Gilzy Virissimo Ferreira
"Título: Língua Portuguesa: o desenvolvendo de habilidades linguísticas por meio das fábulas"
Resumo expandido escrito pela graduanda em Pedagogia Beatriz Silva Drumond
"Título: Língua Portuguesa: compreensão, uso e liberdade"
Resumo expandido escrito pelas graduandas em Pedagogia Ana Rayla Figueiredo Dias e Aline dos Santos Pimenta
"Título: Plano de aula de Língua Portuguesa para Educação Infantil e Ensino Fundamental: contribuições à formação docente"
Resumo expandido escrito pela graduanda em Pedagogia Laís Almeida Oliveira
"Título: Pedagogia na educação militar: uma proposta de pesquisa"
Resumo expandido escrito pela docente Stellamaris Adelaide de Freitas Cordeiro
"Título: A música como instrumento de ensino e aprendizagem: projeto paz e amor "
Resumo expandido escrito pela graduanda em Pedagogia Glauciane Ribeiro de Freitas
"Título: Aulas de Língua Portuguesa contribuindo para enfrentar o etarismo no curso de pedagogia da Universidade Federal Fluminense – UFF "
Resumo expandido escrito pela Pedagoga Janaína Cardoso da Mota Ferreira
"Título: Professora: uma realização com frequentes desafios"
Resumo expandido escrito pela graduanda em Pedagogia Maria Alzeli Pereira da Silva
"Título: O ensino de Língua Portuguesa na Educação Infantil e no Ensino Fundamental"
Artigo escrito pela graduanda em Pedagogia Livia Ferreira Torres Moreira e pelos docentes William de Goes Ribeiro e Janiara de Lima Medeiros.
"Título: Sobre tendências curriculares no Japão: um estudo de caráter exploratório. "
Artigo escrito pelo graduando em Pedagogia Gustavo Massena de Lira e pelos docentes Janiara de Lima Medeiros e Silvana Matos Uhmann
"Título: A importância da leitura à formação política: reflexões como apoio ao docente em formação inicial. "
Resumo expandido escrito pela graduanda de Pedagogia Vitoria Eduarda da Silva Santos.
"Título: Língua Portuguesa – Conteúdo e Método: reflexões quanto a práxis pedagógica"
Resumo expandido escrito pela graduanda de Pedagogia Maria Beatriz Henrique Moreira Geraldo
"Título: Língua Portuguesa e a práxis pedagógica "
Resumo escrito pela graduanda de Pedagogia Maria Clara de Souza Barboza
"Título: Língua Portuguesa – uma nova abordagem na graduação de Pedagogia "
Resumo expandido escrito pela docente da graduação em Pedagogia Janiara de Lima Medeiros
"Título: Professora? Por quê? "
Resumo expandido escrito pela graduanda de Pedagogia Ruana Ramos Santos de Sousa
"Título: O Rap/Hip Hop e sua influência na formação crítica dentro e fora da escola"
Resumo expandido escrito pelos docentes Janiara de Lima Medeiros e William de Goes Ribeiro
"Título: A leitura e a produção textual teorizadas no currículo: fábulas que convocam aos olhares pedagógico e político"
Resumo expandido escrito pela graduanda em Pedagogia Ana Paula Silva Marques
"Título: Língua Portuguesa – planejamento de aulas na perspectiva da inclusão com base no conhecimento neurolinguístico"
Resumo expandido escrito pela graduanda em Pedagogia Verônica Lopes Dutra da Rocha
"Título: Aulas de Língua Portuguesa na perspectiva da inclusão"
Artigo da Professora Dibe Ayoub no dossiê "Questões de Gênero e Políticas da Terra", publicado na Revista de Antropologia
"Título: Questões de Gênero e Políticas da Terra (Apresentação do dossiê)"
Artigo da Professora Dibe Ayoub no dossiê "Questões de Gênero e Políticas da Terra", publicado na Revista de Antropologia
"Título: Lutas pela terra, mulheres e violências: aproximações e distanciamentos desde as indígenas Guarani e Kaiowa, as posseiras de Trombas e Formoso e as mulheres dos faxinais de Pinhão"
Artigo do Prof. William Ribeiro com a colaboração de Diogo Corrêa da Universidade Federal do Maranhão e a orientanda Celma Fernandes do IEAR na Revista Série-Estudos.
"Título: A dinâmica relacional no “afrocentramento” do currículo: por uma política da diferença"
Capítulo do Prof. William Ribeiro no livro "Currículo, Multiculturalismo, didáticas e saberes docentes "
"Título: Decolonialidade e currículo escolar"
Livro organizado pela Professora Janiara de Lima Medeiros com a participação das fábulas e ilustrações produzidas pelos graduandos de Pedagogia e Geografia
"Título: Fábulas para se ler Além da escola."
Artigo escrito pela graduanda Isabel Vitoria Barbosa da Silva e a Professora Janiara de Lima Medeiros
"Título: Corpo e movimento: a linguagem da dança na Educação Infantil."
Artigo escrito pelo graduando Gustavo Massena de Lira e as professoras Janiara de Lima Medeiros e Silvana Matos Uhmann
"Título: Leitura à formação crítica: os desafios à educação emancipadora em uma perspectiva inclusiva"
Resumo escrito e apresentado pelos professores Janiara de Lima Medeiros e William de Goes Ribeiro
"Título: A leitura e a produção textual teorizadas no currículo e praticadas no cotidiano por meio do lúdico." (página 347)
Resumo escrito e apresentado pelo graduando Lucas dos Santos Macedo e pela docente Janiara de Lima Medeiros
"Título: O desenvolvimento da inteligência socioemocional na Educação Infantil e a relação professor-aluno." (página 430)
Resumo escrito pela graduanda Aline Araújo da Silva e pela docente Janiara de Lima Medeiros
"Título: O desenvolvimento da aprendizagem da criança com Transtorno do Espectro Autista por meio do tratamento com cães." (página 507)
Livro publicado pela Professora Janiara de Lima Medeiros na Editora Publicar
"Título: A Reforma do Ensino Médio: estudo crítico da Lei Nº 13.415/2017."
Livro organizado por Andrés del Río, André Rodrigues e José Renato Sant’Anna Porto.
"Agroecologia, direitos humanos e políticas públicas: Perspectivas interdisciplinares refletindo o território."
Artigo escrito pelas docentes Janiara de Lima Medeiros e Michele Morgane de Melo Mattos.
"Desafios da educação brasileira no contexto do capital: as desigualdades educacionais na perspectiva do marxismo e da formação humana."
Artigo escrito pelo graduando em Pedagogia Lucas dos Santos Macedo com a docente Janiara de Lima Medeiros.
"A relação professor-aluno e a inteligência socioemocional."
Artigo escrito pelas docentes Janiara de Lima Medeiros, Michele Morgane de Melo Mattos e Maria Onete Lopes Ferreira.
"O duelo da Educação Brasileira à luz do capital: ensaio de uma análise após a crise pandêmica mundial (2019 - 2023)."
Capítulo do Prof. William Ribeiro no livro "Caminhos para uma educação antirracista"
"Título: Raça, racismo e educação: discutindo [im] possibilidades [antirracistas] para a escola do século XXI [no Brasil]"
Artigo do Prof. William Ribeiro com a colaboração de Thales de Siqueira e Bruna Marques publicado na Revista Temas em Educação
"Título: Culturas juvenis e currículo de Educação Física: entre a denúncia das tensões e o anúncio das possibilidades"
Artigo do Prof. William Ribeiro com a colaboração de Ronniele de Azvedo Lopes publicado na Revista de Educación
"Título: Currículo e diferença: a didatização dos Adinkra e a semiofagia Awaeté"
Artigo do Prof. William Ribeiro publicado na Revista Artes de Educar
"Título: Sobre a Didatização Adinkra no Brasil: por uma educação multicultural, radicalmente democrática"
Artigo do Prof. William Ribeiro com a colaboração de Adriana Regina de Jesus publicado na Revista Espaço do Currículo
"Título: Currículo e disputas: políticas em torno da formação docente"
Artigo do Prof. William Ribeiro com a colaboração de Daniel de Mendonça publicado na Revista Teias
"Título: A “inovadora” política angrense e o processo de reestruturação pós-bncc: um estudo da construção discursiva curricular centralizadora no município"
Artigo do Prof. William Ribeiro publicado na Revista Docência e Cibercultura
"Título: “Reflorestando imaginários”: experiências educacionais promovidas por uma curadoria indígena"
Artigo do Prof. William Ribeiro publicado na Revista Espaço do Currículo
"Título: Teoria do discurso e a questão multicultural: articulações (im) possíveis?"
Livro elaborado pelo Prof. Elionaldo Fernandes Julião publicado pela Editora Navegando
"Título: Adolescentes e jovens em conflito com a lei: diálogos interdisciplinares sobre situação de risco e vulnerabilidade social"
Livro elaborado pelo Prof. Elionaldo Fernandes Julião publicado pela Editora Navegando
"Título: Adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social acusados de cometimento de ato infracional na cidade do Rio de Janeiro"
Livro elaborado pelo Prof. Elionaldo Fernandes Julião publicado pela Editora Navegando
"Título: Jovens perigosos? Um estudo sobre o “perfil” dos adolescentes e jovens acusados de prática de ato infracional no Rio de Janeiro (2017-2019)"
Livro elaborado pelo Prof. Elionaldo Fernandes Julião publicado pela Editora Navegando
"Título: Nem demônios, nem anjos: um olhar sobre jovens privados de liberdade no estado do Rio de Janeiro."
Artigo escrito pela docente Janiara de Lima Medeiros e pela doutoranda Michele Morgane de Melo Mattos.
"Título: Desafios da educação brasileira no contexto do capital: as desigualdades educacionais na perspectiva do marxismo e da formação humana."
Artigo escrito pelas docentes de idiomas Janiara de Lima Medeiros, Giselle Almada Souto, Amanda Silva de Oliveira, Daiana Pereira de Lima Freitas, Andreia Louise da Costa Araújo Câmara.
"Título: The use of textual genres in foreign language teaching: for a cross-cultural and interdisciplinary approach."
Livro publicado pela professora Janiara de Lima Medeiros
"Título: A Reforma do Ensino Médio: estudo crítico da lei n° 13.415/2017"
Artigo escrito pela professora Janiara de Lima Medeiros
"Título: Desafios da educação brasileira no contexto do capital: uma breve análise pós auge pandemia COVID-19"
Artigo escrito pela professora Janiara de Lima Medeiros
"Título: Transformações sociais e a carga das experiências concretas."
Artigo escrito pela professora Janiara de Lima Medeiros
"Título: Mãe, quem é “perguntador” é inteligente ou intelectual? Ensaio sobre a ‘liberdade’ na perspectiva florestânica"
Artigo escrito pela professora Janiara de Lima Medeiros com a psicóloga e sexóloga Daiane de Souza Nascimento
"Título: A importância do docente da Educação Básica no combate as violências contra a mulher."
Artigo escrito pelos educadores Janiara de Lima Medeiros, Jorge Henrique da Costa Rabelo e Michele Morgane de Melo Mattos
"Título: Formação do docente à Educação Básica: cenários e expectativas da Educação Inclusiva a partir de desafios na contemporaneidade"
Artigo do prof. Wilson M. Lopes Júnior e do aluno Vinicius Campitelli, publicado na Revista Turismo, Estudos e Práticas - RTEP.
"Título: Estudo sobre o posicionamento ambiental dos equipamentos de hospedagem do centro histórico de Paraty – RJ"
Artigo dos professores Silvio Marcos Dias Santos, Elisabete Gonçalves de Souza e Janiara de Lima Medeiros.
"Título: A pós-graduação stricto sensu no Brasil: o papel do CNPq, da CAPES e do IBICT"
Artigo da aluna Eiza Valéria Silva Corrêa com a professora Janiara de Lima Medeiros.
"Título: Pedagogia no espaço das crianças hospitalizadas: uma análise sobre o poder do conhecimento linguístico"
Obra organizada pela professora Janiara de Lima Medeiros
"Título: Ensino e Educação: contextos e vivências v.2. 2." ed. Campina Grande: Licuri, 2023.
Obra organizada pela professora Janiara de Lima Medeiros
"Título: Ensino e Educação: contextos e vivências v.1. 2". ed. Campina Grande: Licuri, 2023.
Artigo escrito pela professora Janiara de Lima Medeiros
"Título: O desafio da educação brasileira: por uma escola pública, democrática, inclusiva e acessível a todos"
Artigo do prof. Wilson M. Lopes Júnior e do aluno Lucas Martins Manes, publicado na Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur)
"Título: Turismo e sustentabilidade: os equipamentos de hospedagem em Trindade, Paraty (RJ)."
Artigo de coautoria do Prof. Anderson Sato para a Revista Brasileira De Geomorfologia
"Eucalyptus Planting in Pasture Matrix and Erosive Reactivation of Gullies in the Sesmaria River Basin (SP/RJ): a cycle of instability in headwater valleys"
Dossiê organizado pelo Prof. Paulo de Tássio Borges da Silva para a Revista Docência e Cibercultura - REDOC
"Título: Currículo, Cibercultura e Povos Indígenas"
Dossiê elaborado pelos professores Andres Del Río, Andrea Ribeiro e Priscila Riscado para a Revista de Ciências Sociais da UFC.
"Título: Políticas públicas para reconstrução do Brasil: inclusão social e direitos humanos"
Artigos das Profas. Maria Onete Lopes Ferreira e Silmara Lídia Marton e dos graduados em Pedagogia Vânia Márcia da Costa Abreu e Lucca Freires da Costa no livro eletrônico "Formação docente na UFF"
"Por uma Escola com Filosofia, Literatura e Poesia: Ideias para sonhar e resistir", de Maria Onete Lopes Ferreira e Silmara Lídia Marton (p. 157-177)
"A Experiência Pibidiana e seus Sentidos para a Vida", da graduada em Pedagogia Vânia Márcia da Costa Abreu, Maria Onete Lopes Ferreira e Silmara Lídia Marton (p. 199 a 211)
"A Poesia e a Escola: sobre uma experiência e seus frutos", do graduado em Pedagogia Lucca Freires da Costa, Maria Onete Lopes Ferreira e Silmara Lídia Marton (p. 191 a 198)"
Livro em formato ebook produzido pela Profa. Maria Onete Lopes Ferreira, Prof. Rodrigo Lima e Prof. Diego Chabalgoity, publicado pela Mórula Editorial
"Título: Soberania nacional e participação popular: ensaios críticos sobre o significado do bicentenário da independência"
Artigo do prof. Wilson M. Lopes Júnior e o geógrafo Tiago B. Fonseca, publicado na Revista Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia
"Título: As segundas residências e o turismo nas praias Grande, Bonfim e Biscaia no município de Angra dos Reis, RJ"
Artigo dos professores Carlos Walter Porto-Gonçalves e Wilson M. Lopes Júnior, Instituto de Estudos Latino-americanos - IELA, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
"Título: Catástrofes Socionaturais: A Questão Fundiária-Imobiliária na Tragédia do Litoral de São Paulo (2023)"
Capítulo de livro do prof. Wilson M. Lopes Júnior e o geógrafo Lucas Araújo da Silva, publicado na obra Terra: objetivos do desenvolvimento sustentável no mundo pandêmico
"Título: Estudo da importância dos turistas para o setor terciário da área central de Angra dos Reis, RJ."
Lançamento do livro do Prof. Paulo de Tássio Borges da Silva pela Editora Devires
"Título: Sexualidades Indígenas"
Dossiê elaborado pelo Prof. Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva para a Revista do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade
"Título: Experiências em Educação Escolar Indígena na América Latina"
Dossiê elaborado pelos professores Anderson Tibau e Amurabi de Oliveira para a Revista Eletrônica Interações Sociais - REIS
"Título: Antropologia e Educação: desafios interdisciplinares"
Artigo do Prof. Paulo de Tássio Borges da Silva publicado na Revista Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens
"Título: Os Amanayé"
Pesquisa do Prof. André Rodrigues e Observatório de Favelas sobre violência política
"Título: Violência política na Baixada Fluminense e na baía da Ilha Grande"
Entrevista da Professora Priscila Riscado ao Broadcast Político, do Grupo Estadão
"Tema: Desafio das políticas públicas no estado do Rio de Janeiro no contexto das eleições"
Artigo dos Profs. André Rodrigues e Andrés Del Río publicado no portal A Terra é Redonda
"Título: O luto oficial"
Livro do Prof. Andrés Del Río publicado pela Editora EDUERJ
"Título: Democracia e justiça na América Latina: para onde vamos?"
Artigo do Prof. Paulo de Tássio Borges da Silva na Revista Periferia - Educação, Cultura e Comunicação
"Título: QUANDO É QUE AS CRIANÇAS FALAM ESSAS COISAS E A GENTE NÃO VÊ [OUVE]?” Uma etnografia interseccional entre/com crianças na/da Educação Infantil de Teixeira De Freitas – BA"
Capítulo publicado pela Profa. Renata Lopes Costa Prado no livro "O direito das crianças à cidade: perspectivas desde o Brasil e Portugal"
"Título do Capítulo: Dinorahs, Ians, Linos e Valentins nas cidades: experiências de deslocamentos de crianças pelas lentes do cinema" (p. 326-33)
Livro do Prof. Marcos Marques de Oliveira disponível em formato eBook
"Título: O Professor Florestan e as lições que o PT esqueceu: E outros escritos florestânicos sobre sociologia, educação e política"
Livros do Prof. Elionaldo Fernandes Julião publicados pelas Editoras Navegando/EDUFF
"Título: Cartografia das experiências de políticas de educação para jovens e adultos nas prisões da América do Sul"
Versão em espanhol publicada pela Editora Navegando
Versão em português publicada pela EDUFF
Livro dos professores André Rodrigues, Andrés Del Rio, Licio Monteiro, Silmara Marton e professores do Instituto de Educação de Angra dos Reis publicado pela editora Paco Editorial
"Título: Textos formativos desde as margens: periferia, território e interdisciplinaridade"
Link Ebook Gratuito: Amazon - Apple - Google
Artigo do Prof. André Rodrigues, Prof. Andrés Del Rio, do bacharel em Políticas Públicas Daniel Octaviano e do Prof. Leandro Marinho na Revista (SYN)THESIS
"Título: Poder de Matar: Um ensaio sobre violência política"
Capítulo publicado pelo Prof. Andrés del Río e Juliana Alvim Gomes para o livro 'Democracia e resiliência no Brasil'
"Título do Capítulo: Forças armadas, governo Bolsonaro e Supremo Tribunal Federal: a expansão da competência da justiça militar e suas consequências para os direitos humanos e a democracia"
Artigo do Prof. Andrés del Río publicado na revista eletrônica Agenda Estado de Derecho
"Título: La justicia militar en Brasil: ¿una vía para la impunidad?"
Capítulo publicado pelo Prof. Carlos Marclei Rangel para o livro Baía de Guanabara: Um ambiente em transformação
"Título: Bacia de drenagem da Baía de Guanabara"
Artigo dos Profs. Carlos Marclei Rangel, Daniel Roberti e Wilson Lopes Júnior para a Revista da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
"Título: Poluição causada pela emissão de resíduos sólidos em alta temporada (Verão) nas praias turísticas Grande e da Biscaia, Angra Dos Reis – RJ"
Divulgação do Boletim do Laboratório de Estudos sobre Política e Violência - LEPOV, sob coordenação do Prof. André Rodrigues
"Título: Violência Letal e Violência contra a Mulher na baía da Ilha Grande - Boletim 2021 - 2º Semestre"
Artigo da Profa. Maria Onete Lopes publicado na Revista Artes de Ensinar
"Título: NADHEZDA KRUPSKAIA: Ação e luta de uma educadora comunista"
Livro dos Profs. Andrés del Río e André Rodrigues publicado pela Editoria CRV
"Título: O PIOR DE NÓS: reflexões sobre militares, direitas e pandemia nos dois primeiros anos do bolsonarismo no poder"
Editorial do Dossiê realizado pelos professores Silmara Marton e Rodrigo Lima para a Revista "Encontros com a Filosofia. No dossiê, artigos dos professores André Rodrigues e William Ribeiro, do IEAR"
"Título: Retórica, Discurso e Verdade: suas implicações na formação docente"
Publicação do Prof. Marcos Marques no livro Ética e pesquisa em Educação: subsídios - Vol. 2
"Título: O comitê de Ética em Humanas da Universidade Federal Fluminense: O lugar da Educação"
Relatório de pesquisa coordenado pelo Prof. André Rodrigues para o Comitê de Prevenção de Homicídios contra Adolescentes do Rio de Janeiro
"Título: Vidas adolescentes interrompidas: Um estudo sobre mortes violentas no Rio de Janeiro"
Podcast #02 - Unitevê UFF (Participação dos Profs. Anderson Sato, Monika Richter e Michael Chetry)
"Título: Monitoramento do Covid-19 na Costa Verde realizado pelos pesquisadores do Instituto de Educação de Angra dos Reis"
Artigo da Profa. Luciana Requião publicado pela Revista Vórtex
"Título: A Covid-19 e seus efeitos na renda dos músicos brasileiros"
Pesquisa realizada pelo Observatório de Favelas sob coordenação do Prof. André Rodrigues
"Título: Perspectivas para a prevenção das violências contra crianças, adolescentes e jovens da Maré na pandemia"
Relatório sobre a COVID-19 elaborado pelos professores Anderson Sato, Monika Richter e Michael Chetry
"Título: COVID-19: Monitoramento da Costa Verde - Relatório #06 (Atualizado)"
Relatório sobre a COVID-19 elaborado pelos professores Anderson Sato, Monika Richter e Michael Chetry
"Título: COVID-19: Monitoramento da Costa Verde - Relatório #05"
Artigo da Profa. Priscila Riscado publicado pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP)
"Título: As ações do Rio de Janeiro no enfrentamento à pandemia"
Artigo da Profa. Priscila Riscado publicado pelo Jornal Estadão
"Título: Eleições e covid no Rio de Janeiro: ano novo, velhos desafios* "
Artigo do Prof. Wilson Martins Lopes Júnior e do Graduando do Curso de Geografia Marcelo Curvelo, publicado na Revista Ateliê do Turismo
"Título: Urbanização turística e reprodução espacial: considerações sobre Trindade, Paraty-RJ"
Relatório de Pesquisa da Profa. Luciana Requião para o Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
"Título: EPI-Música: o trabalho do musicista durante a pandemia da COVID-19"
Artigo da Profa. Luciana Requião publicado na Revista OPUS
"Título: Mundo do trabalho e música no capitalismo tardio: entre o reinventar-se e o sair da caixa"
Artigo da Profa. Luciana Requião na Revista ECO - UFRJ
"Título: Mulheres musicistas e suas narrativas sobre o trabalho: um retrato do trabalho no Rio de Janeiro na virada do século XX ao XXI"
Artigo do Prof. Carlos Marclei Arruda Rangel na Revista: Journal of Integrated Coastal Zone Management
"Título: Assessment of Pollutants in Soils and Groundwater from the Coastal Plain of Paraíba do Sul River Delta, RJ, Brazil."
Artigo dos Profs. Adriano Vargas Freitas, Clarissa Craveiro e William de Goes Ribeiro na Revista Eletrônica de Educação
"Título: Teorização curricular e formação docente: uma aposta em grupos de pesquisa"
Artigo do Prof. William de Goes Ribeiro na Revista Espaço do Currículo
"Título: UTOPIAS E REGULAÇÕES DE UMA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: projeções ficcionais para juventudes ideais"
Artigo do Prof. William de Goes Ribeiro publicado na Revista Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
"Título: Xe Rohenoi Eju Orendive: rimas, rappers e hibridização cultural de povos indígenas no Brasil"
Dossiê organizado pelo Prof. William de Goes Ribeiro, Ana Ivenicki e Rafael Honorato na Revista Espaço do Currículo
"Título: Pesquisa em currículo e diferença"
Texto do Prof. William de Goes Ribeiro publicado na Revista Espaço do Currículo
"Título: "A PESQUISA EM CURRÍCULO E DIFERENÇA: debates em contexto de proeminências conservadoras? introduzindo a questão"
Artigo da Profa. Priscila Riscado no Jornal Estadão
"Título: Comorbidades sociais e pandemia no Rio de Janeiro"
Capítulo de livro publicado pelo Prof. Anderson Sato para a Campanha #APRENDERPARAPREVENIR
"Título: Campanha #APRENDERPARAPREVENIR: Inspirações para reduzir riscos de desastres"
Dossiê elaborado pelo Prof. Andrés del Río e Profa. Juliana Cesário Alvim Gomes para a Revista Mural Internacional
"Título: Direitos humanos, relações cívico-militares e autoritarismo na América Latina: O caso da expansão da competência da Justiça Militar no Brasil"
Publicação da Profa. Silvana Matos Uhmann na Revista (Syn)thesis
"Título: Inclusão de alunos com deficiência na escola: Alguns apontamentos e reflexões"
Publicação do Prof. William de Goes Ribeiro na Revista (Syn)thesis
"Título: Currículo e BNCC, possibilidades para quem?"
Artigo do professor Wilson Martins Lopes Júnior, publicado na Revista Brasileira de Ecoturismo.
"O Perfil dos turistas com destino à Ilha Grande, Angra dos Reis (RJ) em período do verão de 2018"
Artigo do professor Wilson Martins Lopes Júnior, publicado na Revista Acadêmica Observatório do Turismo.
"Título: Estudo das segundas residências e equipamentos turísticos na Praia do Bonfim, Angra dos Reis, RJ"
Artigo do professor Wilson Martins Lopes Júnior, publicado na Revista Ciência Geográfica.
"Título: O uso do livro didático como atividade pedagógica na disciplina Geografia do Brasil no curso de licenciatura em Geografia"
Capítulo de autoria dos professores Wilson Martins Lopes Júnior e Carlos Marclei Rangel, publicado no livro Educação ambiental: o desenvolvimento sustentável na economia globalizada.
"Título: Estudo preliminar sobre as pousadas e o seu posicionamento referente às questões sustentáveis na Vila do Abraão - Ilha Grande, RJ"
Artigo das Profas. Maria Onete Lopes Ferreira e Silmara Lídia Marton na Revista Universidade e Sociedade #66 - ANDES SN
"Título: Paulo Freire: uma existência de amor e de luta contra a opressão"
Artigo das Profas. Maria Onete Lopes Ferreira e Silmara Lídia Marton na Revista Universidade e Sociedade #66 - ANDES SN
"Título: Paulo Freire: uma existência de amor e de luta contra a opressão"
Artigo do Prof. Rodrigo Torquato da Silva na Revista Universidade e Sociedade #66 - ANDES SN
"Título: Paulo Freire e a luta por uma universidade pública-popular-revolucionária"
Artigo dos Profs. André Rodrigues e Andrés del Río no Portal A Terra é Redonda
"Título: Pandemia Eterna"
Artigo dos Profs. André Rodrigues e Andrés del Río na Le Monde Diplomatique
"Título: O pior de nós no poder: cenários de um Brasil incendiado"
Artigo do Prof. Andrés del Río na Revista Rosa
"Título: Uruguay: sintonizando el neoliberalismo autoritario regional"
Artigo do Prof. Marcos Marques na Revista Pensata
"Título: Florestan Fernandes e o Dilema Educacional Brasileiro"
Capítulos publicados da Profa. Paula Cristiane Strina Juliasz no livro Desafios da Cartografia Escolar no ensino de Geografia
"Título: Mapas mentais e pensamento espacial: reconhecimento do conteúdo na aprendizagem."
"Título: Mapas táteis: descobrindo o mundo com as pontas dos dedos."
Artigo da Profa. Paula Cristiane Strina Juliasz na Revista Eletrônica Estudos Geográficos
"Título: Pensamento Espacial e Iniciação Cartográfica na Construção do Conhecimento Geográfico"
Publicação da Profa. Paula Cristiane Strina Juliasz no Boletim Paulista de Geografia - BPC
"Título: Geografia e Pedagogia: Saberes historicamente determinados"
Divulgação do Boletim do Laboratório de Estudos sobre Política e Violência - LEPOV, sob coordenação do Prof. André Rodrigues
"Título: Violência Letal, Estupros e Crimes contra o Patrimônio - Baía da Ilha Grande e Região"
Artigo da Profa. Priscila Erminia Riscado na Associação Brasileira de Ciência Política - ABCP
"Título: Flexibilização e pandemia: COVID-19 e as discrepâncias do Rio de Janeiro"
Relatório dos Profs. Anderson Mululo Sato, Domingos Nobre, Michael Chetry e Profa. Monika Richter sobre a COVID-19
"Título: COVID-19: MONITORAMENTO DA ALDEIA INDÍGENA SAPUKAI (GUARANI MBYA) – ANGRA DOS REIS/RJ"
Capítulo da Profa. Priscila Ermínia Riscado publicado no livro "Campos das Ciências Sociais"
"Título: Estudos sobre a empresa no Brasil: abordagens, pressupostos e estado da arte"
Artigo da Profa. Renata Lopes Costa Prado na Revista Práxis Educacional
"Título: Normas éticas traduzem-se em ética na pesquisa? Pesquisas com crianças em instituições e nas cidades."
Relatório dos Profs. Anderson Mululo Sato e Michael Chetry e Profa. Monika Richter sobre a COVID-19
"Título: COVID-19: MONITORAMENTO DA COSTA VERDE - Relatório #03 (22/06/2020)"
Artigo da Profa. Priscila Erminia Riscado na Associação Brasileira de Ciência Política - ABCP
"Título: As ações do Rio de Janeiro no enfrentamento à pandemia"
Artigo publicado da Profa. Priscila Riscado no Nexo Jornal
"Título: Rio de Janeiro: pandemia, purgatório do caos"
Selecione o estado do Rio de Janeiro no mapa interativo para ler o artigo
Relatório de pesquisa publicado pelo Prof. Elionaldo Fernandes Julião
"Título: Perfil dos adolescentes e jovens em conflito com a lei no município do Rio de Janeiro"
Relatório de pesquisa publicado pelo Prof. Elionaldo Fernandes Julião
"Título: Trajetórias de vida de jovens em situação de privação de liberdade no Sistema Socioeducativo do Estado do Rio de Janeiro"
Livro organizado pelo Prof. Elionaldo Fernandes Julião
"Título: Políticas Públicas de Educação no Brasil: reflexões políticas e pedagógicas"
Livro organizado pelo Prof. Elionaldo Fernandes Julião
"Título: Políticas Públicas de Educação"
Artigo do Prof. Andrés del Río na Revista Contextualizaciones Latinoamericanas
"Título: Los laberintos de la justicia transicional en Uruguay (1985-2019)"
Artigo do Prof. André Rodrigues e Prof. Andrés del Río na Revista Justificando
"Título: Os militares estão tutelando? Não, eles estão governando."
Artigo do Prof. André Rodrigues e Prof. Andrés del Río na Revista Le Monde Diplomatique Brasil
"Título: Ministério “terrivelmente evangélico” e polícia “dos amigos”"
Artigo do Prof. Lício Monteiro na Página Duplo Expresso
"Título: A quarentena e a cloroquina: da cisão cognitiva ao mundo comum"
Artigo do Prof. Andrés del Río na Revista Justificando
"Título: Circo Canibal"
Artigo do Prof. Andrés del Río na Revista Libertad de la Pluma
"Título: La nueva geopolítica de Estados Unidos en América del Sur"
Artigo do Prof. Andres Del Rio e Prof. André Rodrigues na Revista Escuta
"Heróis, zumbis e neoliberalismo: a revanche da solidariedade"
Artigo do Prof. André Rodrigues na Revista Escuta
"Só destruição, sem arquitetura: o bolsonarismo como desejo de morte"
Artigo do Prof. Anderson Sato no Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ
"Educação para Redução de Riscos e Desastres: Experiências Formais e Não Formais no Estado do Rio de Janeiro"
Livro publicado das Profas. Luciana Requião e Silmara Marton pela Editora Paco Editorial
"Pedagogia e Formação de Professores: olhares, reflexões e experiências em foco"
Livro publicado da Profa. Maria Raquel Lima pela Editora 7Letras
"Boca de lixo" visto por
Livro publicado da Profa. Luciana Requião
"Trabalho, Música e Gênero: depoimentos de mulheres musicistas acerca de sua vida laboral. Um retrato do trabalho no Rio de Janeiro dos anos 1980 ao início do século XXI"
Artigo da Profa. Renata Lopes Prado na Revista Científica Eccos
"Mulheres na escuta de crianças: considerações acerca do perfil de quem pesquisa com crianças nas ciências humanas e sociais brasileiras"
Dossiê "Democratização e justiça de transição na América Latina" organizado pelos Prof. Andrés Del Río (UFF) e Prof. Carlos Gallo (UFPel) na Revista Sul-Americana de Ciência Política
"Refletindo sobre o passado presente num contexto de retrocessos de direitos, negacionismo e autoritarismo na América Latina."
Artigo dos Professores Andrés del Río e Silmara Marton na Revista La libertad de la Pluma
"A universidade pública, o neoliberalismo e as mobilizações estudantis e populares de Maio de 2019: em defesa da Educação no Brasil"
Artigo dos Professores Andrés del Río e Silmara Marton na Revista Escuta
"Universidade e Transformação Social: Angra dos Reis mobilizada pela educação"
Artigo do Prof. Anderson Tibau na Revista Debates em Educação, Edição Ahead of Print
"Antropologia e educação: interdisciplinaridade e aspectos do ensino, leitura e trabalho de campo"
Capítulo do Prof. Andrés del Rio no Livro “Temerosas transações”
"Cartografia dos privilégios: os magistrados no Brasil" - Cadastre-se no site para baixar gratuitamente o livro
Artigo do Prof. Fabiano Monteiro na Revista Brasileira de Segurança Pública
"Entre a repressão, a prevenção e a “assistência”: uma análise de um curso de capacitação de policiais atuantes nas Unidades de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro"
Publicação de capítulo de livro da Prof.ª Renata Prado
"Concepções de infância, vulnerabilidade e ética na pesquisa com crianças"
Artigo dos Professores Adriano Freitas e William Ribeiro na Revista Teias
"Disputas pela Base Nacional Comum Curricular: Pensando em diferença e em educação."
Artigo do Prof. Anderson Sato na Revista Brasileira de Geomorfologia
"Influência de Floresta Secundária e Gramínea na Deflagração de Deslizamentos Translacionais Rasos em Nova Friburgo, Rio de Janeiro."
Publicação da Prof. Silmara Marton na Revista "La libertad de pluma"
"Educação brasileira à beira do abismo neoliberal: pela urgência da construção de sentidos"
Lançamento de livro do Prof. Allan Rodrigues
"Título: Filosofia e Educação em errância: inventar escola, infância do pensar"
Capítulo de livro publicado do Prof. Allan Rodrigues
"A conversa como princípio metodológico para pensar a pesquisa e a formação docente"

Notícias

 

Para acessar todas as notícias, clique aqui.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content