Postado por aloisio em 07/nov/2024 -
Matéria original disponível em: https://www.uff.br/informe/professores-da-uff-de-angra-dos-reis-lancam-livro-sobre-agroecologia-direitos-humanos-e-politicas-publicas/
Os professores Andrés del Río, André Rodrigues e José Renato Sant’Anna Porto, vinculados ao Departamento de Geografia e Políticas Públicas (DGP) do Instituto de Educação de Angra dos Reis (DGP-IEAR-UFF), acabam de realizar o lançamento do livro “Agroecologia, Direitos Humanos e Políticas Públicas: Perspectivas Interdisciplinares Refletindo o Território”, cujo objetivo é fortalecer e consolidar as atividades de extensão universitária no campus do Retiro IEAR-UFF. Na obra, eles apresentam as ações de educação ambiental promovidas no campus e as soluções interdisciplinares pensadas para atender às demandas do território da Baía da Ilha Grande.
Publicado pela Editora CRV, o livro compila reflexões e práticas de diversos pesquisadores, estudantes e movimentos sociais envolvidos no projeto de implantação do Laboratório Interdisciplinar de Gestão Territorial e Educação Ambiental no Campus do Retiro, em Angra dos Reis, financiado pela Faperj. “O Laboratório Interdisciplinar é um espaço de construção coletiva de conhecimento, que fortalece também as redes de parcerias entre a universidade, as organizações da sociedade civil e as instituições públicas que atuam no território da Baía da Ilha Grande e do Sul Fluminense”, explica o professor Andrés del Río.
Território, Diversidade e Sustentabilidade
O Laboratório Interdisciplinar, que serve como base para a construção do livro, adota uma abordagem de gestão territorial que não se limita à análise acadêmica, mas envolve ativamente a comunidade, os movimentos sociais locais, organizações da sociedade civil e instituições públicas parceiras. O território da Baía da Ilha Grande é visto, assim, como um espaço multifacetado, onde questões de gestão de águas, planejamento urbano, agroecologia, direitos humanos, segurança pública e conservação da natureza se entrelaçam.
As comunidades tradicionais da região, como quilombolas, caiçaras e indígenas, são protagonistas dessa construção, sendo suas necessidades e perspectivas levadas em consideração na formulação de estratégias que buscam promover o bem-estar e o desenvolvimento sustentável. A obra reflete, portanto, uma visão integrada que reconhece a complexidade do território e propõe soluções localizadas, pensadas a partir de um diálogo constante entre academia e comunidade.
“A trajetória dos participantes do livro na UFF Angra dos Reis, sem dúvida, é de transformação, troca de conhecimento e construção coletiva. O papel fundamental do IEAR-UFF na região pode ser observado na diversidade de temas e tópicos nas pesquisas dos capítulos do livro, que ressaltam nossa missão de dialogar, construir pontes locais, pesquisar, trabalhar com a comunidade e enfrentar a complexidade e os desafios existentes”, afirma Andrés.
Dentre os temas abordados na obra, destacam-se as práticas de agroecologia como alternativa ao modelo agrícola convencional, a promoção da segurança hídrica e a análise das políticas públicas voltadas para as comunidades tradicionais. A obra também discute os desafios da implementação de políticas públicas inclusivas e a importância da gestão integrada e sustentável para o desenvolvimento da região.