Os projetos de extensão são as formas de articulação entre universidade e sociedade por meio de diversas ações, a fim de estender a universidade para além dos seus muros, interagindo com a comunidade, visando a troca de saberes. A política extensionista se estabelece a partir do Plano Nacional de Extensão, formulado pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Para conferir a Institucionalização da Extensão, clique aqui.
“A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade.(…)”. (FORPROEX, 2012)
Abaixo, encontram-se os projetos desenvolvidos pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis:
DIAGNÓSTICO DE SEGURANÇA PÚBLICA E SOCIAL DE ANGRA DOS REIS
“(…) a ação extensionista em tela, que é apenas mais um passo de uma longa trilha, busca aliar dados quantitativos sobre a violência urbana com informações de complexidade não menos desafiadora, relacionadas à gestão das políticas de prevenção, sobretudo daquelas desenvolvidas em territórios vulneráveis, aqui compreendidos como áreas onde os serviços básicos são altamente fragilizados e onde o assédio do crime e da violência ameaçam, cotidianamente, o futuro e o bem estar, principalmente da população mais pobre e mais jovem.”
Educação Geográfica e Divulgação Científica
“Leituras geográficas, página de educação no instagram referente à ação extensionista educação geográfica e divulgação científica.
Esta ação tem como objetivo elaborar materiais de divulgação científica acerca das leituras geográficas frente à realidade com base na alfabetização científica.”
PROJETO CONJUNTURA COSTA VERDE
“Criado no início de 2016, o projeto Conjuntura Costa Verde é uma iniciativa de professores do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense, que busca oferecer à comunidade um retrato das condições econômicas e sociais dos municípios que compõem a Região da Costa Verde, de modo a permitir a compreensão da realidade local. Seus resultados, sob a forma de um amplo diagnóstico, permitirão auxiliar e fundamentar as decisões do poder público e contribuir para o debate com a sociedade civil organizada, tendo como finalidade promover a melhoria da qualidade de vida e o pleno desenvolvimento dos municípios.“