VII Congresso de Diversidade Cultural e
Interculturalidade de Angra dos Reis
5 a 8 de novembro de 2025

✍ Para realizar a inscrição e conferir normas para participação, acesse:
https://www.proex.uff.br/evento/?ev=11798
⚠️ATENÇÃO: PRAZO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS PRORROGADO ATÉ 15/10/2025
APRESENTAÇÃO
O VII Congresso, que tem como tema central “Ecologia de saberes e justiça socioambiental: o direito ao bem viver”, será realizado nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro de 2025, no Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, com debates, mesas redondas, rodas de conversa, mostra de cinema, oficinas, lançamento de livros e festa popular. Os participantes inscritos (ver link www.proex.uff.br/evento/?ev=11798) podem assistir ao evento, bem como inscrever trabalhos para apresentação e debate, de forma gratuita.
Desde sua criação, o Congresso tem se consolidado como um espaço de articulação pública, gratuita, multidisciplinar, intersetorial e popular, reunindo educadores, estudantes, pesquisadores, lideranças comunitárias, povos originários e comunidades tradicionais. Com base na diversidade e no diálogo entre saberes acadêmicos, ancestrais e populares, o Congresso promove a construção coletiva de conhecimentos, políticas e práticas comprometidas com a justiça social e os direitos humanos. Nesta construção, criamos uma Comissão de Saberes, que amplia o sentido de uma comissão científica, possibilitando o diálogo entre pesquisas acadêmicas e relatos de experiência. Seu princípio é superar as fronteiras da academia tradicional, assegurando a participação ativa dos sujeitos nos territórios onde vivem e resistem. A proposta é reafirmar o conhecimento como bem comum e como ferramenta de transformação social.
Ao adotar o conceito de ecologia de saberes, o Congresso dialoga com a perspectiva decolonial formulada por Aníbal Quijano, que denuncia a colonialidade do poder e do saber como estruturas que sustentam a subalternização de epistemologias não europeias, e com Catherine Walsh, que aprofunda a urgência de descolonizar o pensamento, reconhecendo a legitimidade dos saberes ancestrais e insurgentes como vias para outras formas de existência, resistência e produção de conhecimento. Essa abordagem busca romper com a trajetória que historicamente inferiorizou modos de conhecer e viver de povos indígenas, quilombolas, caiçaras e outras comunidades tradicionais.
INSCRIÇÕES
Período de Inscrição: de 15 de agosto a 6 de novembro de 2025
Submissão de Trabalhos Acadêmicos: até 15 de outubro de 2025
Link Direto: https://www.extensao.uff.br/inscricao/index.php?curso=11798
Envio de Trabalhos para Mostra de Cinema: até 20 de outubro de 2025
Link Direto: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepX5a7Wg-xALrca1AgUKFYBNfC5zU2iLpJo6WOzI35KtgmNg/viewform
Para se inscrever, conferir as condições, normas de participação, envio de trabalhos e Eixos Temáticos, acesse: https://www.proex.uff.br/evento/?ev=11798
MOSTRA DE CINEMA
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 01/10 a 20/10 de 2025
No dia 6 de novembro de 2025 ocorrerá a exibição de filmes da Mostra Trocando Olhares, que integrará o VII Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis – “Ecologia de saberes e justiça socioambiental: o direito ao bem viver”.
A Mostra tem como objetivo incentivar a produção e disseminação de trabalhos audiovisuais, individuais ou coletivos, dentro da temática da diversidade e interculturalidade em conformidade com os 10 eixos temáticos do congresso.
A avaliação dos trabalhos será feita pela comissão de seleção e os selecionados para a mostra serão informados através do e-mail responsável pela inscrição.
A lista dos filmes selecionados será divulgada no site do IEAR/UFF www.iear.uff.br no dia 30/10/2025 até às 23h. A mostra não possui caráter competitivo e os responsáveis pelas produções receberão certificado de participação.
✍️ FICHA DE INSCRIÇÃO PARA A MOSTRA DE DE CINEMA
📄NORMAS DE INSCRIÇÃO E ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A MOSTRA DE CINEMA
✅ AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM (Ou acesse em formato .DOC clicando aqui)
PROGRAMAÇÃO


5 DE NOVEMBRO DE 2025
Local: IEAR/UFF
13h30min às 17h – II Simpósio sobre Estágio Supervisionado e PIBID – discussão sobre o papel, a forma e a carga horária do Estágio
13h30 – Mesa de abertura: Processos formativos no Estágio Supervisionado e PIBID no IEAR/UFF: experiências, desafios e possibilidades frente a Resolução 04/2024:
Prof. Paulo de Tássio Borges da Silva (IEAR/UFF), Profa. Maria Onete Lopes (IEAR/UFF), Profa. Iomara Barros de Sousa (IEAR/UFF) e Prof. Gabriel Fortunato (IEAR/UFF).
15h às 17h – Minicurso 01 – Pedagogia hospitalar: conceito e práticas
Profa. Dayse Serra (IEAR/UFF)
15h às 17h – Minicurso 02 – A atuação do pedagogo na educação de adolescentes, jovens e adultos em situação de restrição e provação de liberdade
Prof. Elionaldo Julião (IEAR/UFF)
18h – Abertura da exposição cultural pedagógica do PIBID: práticas de letramentos antirracistas
(Coordenação, supervisoras e bolsistas do PIBID)
19h às 19h30min – Mesa de Abertura do congresso
Comissão de Organização do VII Congresso
André Luiz de Jesus Rodrigues (diretor IEAR/UFF)
Ronaldo Santos (Secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos/MIR)
19h30min às 21h – Conferência de Abertura sobre o tema geral do VII Congresso: “Ecologia de saberes e justiça socioambiental: o direito ao bem viver”
Conferencistas: Ivanildes Kerexu (Comissão Guarani Yvyrupa), Juliana Rodrigues Riscado (Defensoria Pública – 9º Núcleo de Tutela Coletiva), Marcela Cananéa (Coordenação do FCT)
6 DE NOVEMBRO DE 2025
Local: IEAR/UFF
9h às 12h – Apresentação e debate dos trabalhos inscritos nos Eixos Temáticos 1, 2, 3, 4 e 5:
Apresentação e debate dos trabalhos inscritos
14h às 15h – Encontro da Comissão de Saberes
14h até o final do dia seguinte – Exposição de banners
15h às 17h – Oficinas sobre temas variados:
Oficina de bonecas Abayomi
Ministrante: Maria Conceição da Silva (SDC/UFF)
Oficina: Configurações da Negritude na Literatura e nas Artes Ministrante:
Ministrante: Michel Mingote Ferreira de Azara (UFJF)
Oficina: Saneamento Ecológico: vivência prática com a maquete do Biossistema do Quilombo do Campinho da Independência (Paraty)
Ministrante: Silvio Martins – Mestre Quilombola do Saneamento Ecológico da Incubadora de Tecnologias Sociais do OTSS
Oficina: Vivência de campo – Tecnologia Social Bacia Escola do Retiro: educação ambiental, sustentabilidade e resiliência a desastres
Ministrantes: Anderson Mululo Sato (IEAR/UFF), Manuel da Silva Rosa (NCS-Retiro), Thayna Maria Oliveira Da Silva (Estudante da Especialização TERESA/IEAR/UFF) e equipe do programa
Oficina: Educação pelo Graffiti
Ministrante: Cynthia Aith (Grafiteira independente)
18h às 21h – Mostra de Cinema sobre conteúdos ligados à temática do VII Congresso
7 DE NOVEMBRO DE 2025
Local: IEAR/UFF
9h às 12h – “A juçara é nossa: agricultura tradicional, resistência e luta pelo território a partir da agroecologia” para debater a luta em defesa do palmeira juçara, situação do meio ambiente, produção de alimentos, condições de vida e trabalho na agricultura tradicional.
Mesa Redonda: Marcus Vinícius (Quilombo do Bracuí/FCT), Daniele Elias (Quilombo Campinho da Independência/Paraty) e Bruno Vilela (IFCS/UFRJ)
Mediação: José Renato Sant’Anna Porto (IEAR/UFF)
14h às 17h – Eixos Temáticos 6, 7, 8, 9 e 10 – Apresentação e debate dos trabalhos inscritos
17h às 19h – Lançamento de livros
19h às 22h – Festa popular com samba, jongo, ciranda
8 DE NOVEMBRO DE 2025
Local: Aldeia Pataxó Kãnã pataxi üi tanara (Iriri, Paraty)
9h30 às 12h30 – “Educação Ambiental e práticas do bem viver” para debater as alternativas de cultivo e produção de alimentos e sua relação com o meio ambiente
Roda de Conversa: Cacique pataxó Hãgui e Vaguinho de São Gonçalo (FCT/Presidente da Câmara Municipal de Paraty)
Local: Aldeia Pataxó Kãnã pataxi üi tanara (Iriri, Paraty)
14h às 15h – Ritual Awê (Pataxó) e encerramento.
Local: Aldeia Pataxó Kãnã pataxi üi tanara (Iriri, Paraty)
LOCAL DO EVENTO E CONTATO
Local: Instituto de Educação de Angra dos Reis/UFF
Avenida do Trabalhador, 179, Jacuecanga, Angra dos Reis – RJ. CEP 23914-360
Contato: viicongressoiear@gmail.com