Nota da Direção – Comissões de Sindicância

Postado por Thiago Braun em 01/nov/2023 - Sem Comentários

Diante da notificação de casos envolvendo estudantes do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), informamos que a direção do Instituto tomou as medidas institucionais previstas no Regimento Geral da UFF, instalando duas comissões de sindicância para apuração dos referidos episódios. As comissões, criadas através de Determinação de Serviço (DTS nº 04/2023, de 10 de maio de 2023; DTS nº 04/2023, de 14 de julho de 2023) foram compostas por docentes, discentes e técnicos administrativos do IEAR, e têm trabalhado na apuração das denúncias recebidas, através da realização de oitivas de escuta dos envolvidos e das devidas testemunhas.

Os casos estão sendo analisados pelas comissões, e foi estabelecido diálogo com os setores da Universidade como a PROAES, responsável pela Moradia Estudantil, e a PROGER, para orientação jurídica.

Reiteramos que os encaminhamentos administrativos, de competência da Universidade, serão tomados de acordo com os pareceres das referidas comissões, bem como as questões que transcendam à responsabilidade e jurisdição legal da UFF serão devidamente encaminhadas às instituições e órgãos competentes.

Por fim, destacamos que foi aprovada na última reunião do Colegiado de Unidade a criação da Comissão Permanente de Prevenção a Assédio e Promoção à Convivência Universitária, no sentido de ampliar os debates, diálogos e construir estratégias de sensibilização para evitar que esses casos se repitam no âmbito de nossa comunidade acadêmica.

A direção do IEAR reitera que tem tratado os casos e denúncias de assédio, envolvendo estudantes, com a devida responsabilidade administrativa e institucional.