I Seminário Corpos em movimento

Postado por IEAR em 14/nov/2019 - Sem Comentários

O I Seminário Corpos em movimento: experimentações e debates, de caráter interdisciplinar, teve como enfoque discussões relativas ‘ao corpo’, em sua heterogeneidade, bem como tematizações atinentes às práticas corporais. Visou provocar um espaço-tempo formativo que teve como proposta  incluir, sobretudo, professores e estudantes de Educação Física, Educação Artística, Pedagogia, dentre outros.

Organizamos em dois blocos:
1) discussões relevantes para o foco, como: BNCC; corpos e educação infantil; corpos e identidade; cinema e corporeidade; lazer e políticas públicas; a (in) eficiência da inclusão;
2) experimentações com práticas corporais diversas: Yoga; dança circular; jogos cooperativos; Teatro do Oprimido e jogos teatrais; jogos e danças africanas.
Visou, portanto, contribuir para pensar-sentir questões ligadas à diversidade/ diferença/ pluralidade/ inclusão, bem como promover ações que buscavam responder em suas práticas à dimensão plural das sociedades contemporâneas.
Assim, procuramos relações mais condizentes com o mundo atual, compreendendo que os sujeitos não apenas pensam, mas sentem; vivem em comunidades epistêmicas diversas e de afetos múltiplos, nem sempre considerados e respeitados. Em suma, buscamos contribuir com distintas áreas de conhecimento e com a educação, um processo intersubjetivo a partir do qual nos constituímos como sujeitos na relação com a alteridade.