Todos os procedimentos administrativos estão previstos e são regidos pelo
Regulamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal Fluminense.
Antes de preencher e entregar a solicitação, consulte o Calendário Escolar.
Apresentação – Acolhimento Estudantil 2024-1 (clique aqui)
Página do Guia do Estudante (clique aqui)
E-mails:
Coordenação de Geografia: sgr.iear@id.uff.br
Coordenação de Pedagogia: sgg.iear@id.uff.br
Coordenação de Políticas Públicas: cpo.iear@id.uff.br
Departamento de Educação: ded.iear@id.uff.br
Departamento de Geografia e Políticas Públicas: dgp.iear@id.uff.br
Institucional: iear@id.uff.br
TCC:
(Curso de Pedagogia) Manual do TCC
(Curso de Pedagogia) Perguntas Frequentes sobre o TCC
(Curso de Pedagogia) Carta Aceite Orientador(a): .DOC .PDF
(Curso de Pedagogia) Carta de Apresentação – Trabalho de Campo: .DOC .PDF
(Curso de Pedagogia) Guia Geral do TCC .PPT
(Curso de Pedagogia) Mudança de Orientador(a): .DOC .PDF
(Curso de Pedagogia) Nota Final – Orientador(a): .DOC .PDF
(Curso de Pedagogia) Parecer do Docente Parecerista: .DOC .PDF
(Curso de Pedagogia) Termo de autorização – Repositório UFF: .DOC .PDF
(Curso de Pedagogia) Termo de Autoria e Formatação: .DOC .PDF
(Curso de Pedagogia) RESOLUÇÃO IEAR/UFF Nº 6, DE 30 DE MARÇO DE 2022 – NORMAS TCC
Contato da Coordenação de TCC/Pedagogia: andreapavao@id.uff.br
(Curso de Geografia) Carta de Aceite do Orientador – DOC PDF
(Curso de Geografia) Carta de Mudança de Orientador – DOC PDF
(Curso de Geografia) Declaração de Inexistência de Plágio – DOC PDF
(Curso de Geografia) Parecer do Docente para Monografia – DOC PDF
(Curso de Geografia) RESOLUÇÃO IEAR/UFF Nº 3, DE 9 DE NOVEMBRO 2022 – Normas TCC
(Curso de Políticas Públicas) Regimento de TCC
(Curso de Políticas Públicas) Carta de Aceite do Orientador .DOC .PDF
(Curso de Políticas Públicas) Modelo de Ata de Defesa .DOC .PDF
(Curso de Políticas Públicas) Modelo de Certificado da Banca Examinadora .DOC .PDF
Conclusão de Curso:
Atividades Complementares
Atualização para Registro de Diploma
Disciplinas:
Logar com seu IdUFF, clicar na opção “Período de Ajustes” no canto superior direito e prosseguir com a solicitação.
A escolha de disciplinas realizada durante o período de inscrição não assegura vaga, devendo a confirmação ser oficializada somente depois do período de homologação de disciplina, conforme a priorização estabelecida pelo Regulamento dos Cursos de Graduação e o período estabelecido em Calendário Escolar.
O aluno que, após transcorridos os quatro períodos de trancamento previstos no Regulamento dos Cursos de Graduação, deixar de fazer a inscrição em disciplinas ou atividades, no período imediatamente subsequente ao término desse limite, será considerado aluno em situação de ABANDONO e terá a matrícula cancelada automaticamente.
Logar com seu IdUFF, clicar na opção “Período de Ajustes” no canto superior direito e prosseguir com a solicitação.
Caso o aluno não possa cursar uma ou outra disciplina/atividade para a qual tenha solicitado inscrição e que esta tenha sido efetuada, poderá fazer uma solicitação de cancelamento de disciplinas à Coordenação de Curso, por meio do Sistema Acadêmico disponibilizado pela UFF e dentro do prazo previsto no Calendário Escolar, observando as disposições previstas no Regulamento dos Cursos de Graduação em vigor. O aluno que deixar de cursar uma disciplina/atividade sem efetuar o seu cancelamento, terá sua reprovação e frequência registradas em seu histórico escolar, bem como todos os efeitos decorrentes. O aluno poderá cancelar a mesma disciplina/atividade por 02 (duas) vezes, no máximo, consecutivas ou não.
É o reconhecimento do valor formativo de disciplina cursada com aproveitamento pelo discente em outra Instituição de Ensino Superior. A solicitação de dispensa de Disciplinas/atividades é feita de forma virtual. O estudante deverá realizar a solicitação através do Módulo de Peticionamento do SEI/UFF. Para maiores informações, acesse o Guia disponibilizado no link acima.
Estágios Curriculares:
Matrícula:
Preencher e encaminhar digitalizado via e-mail à Coordenação de Curso
Suspensão temporária dos estudos do aluno, mantendo o seu vínculo com a Universidade e garantindo o seu retorno ao cadastro de alunos aptos à inscrição em disciplina/atividade no período seguinte ao término do período de Trancamento, se o aluno tiver direito ao retorno. O trancamento de matrícula somente será permitido por até 4 períodos letivos consecutivos ou não.
(Mais informações) Ato pelo qual o aluno se desvincula da Universidade.
A solicitação oficial de cancelamento de matrícula é feita pelo estudante através do Módulo de Peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), de forma digital.
Outros Formulários:
Formulário utilizado pelos Protocolos para formalizar a maior parte das solicitações de procedimentos acadêmicos na Universidade. O requerimento deve ser preenchido pelo próprio interessado ou por seu representante legal instituído por meio de procuração e apresentado no Protocolo Setorial que atende à Unidade de origem ou no Protocolo Geral da UFF (GPCA/AD) para abertura de processo.