Roda de Conversa: Criminalização dos estudantes e a militarização da educação no Chile, Estados Unidos e Brasil

Postado por IEAR em 08/ago/2019 - Sem Comentários

Roda de Conversa com a pesquisadora Christina Bosch (Universidade de Massachusetts – Amherst)

No Chile há importantes desafios na relação entre as comunidades escolares e os sistemas nacionais de justiça. A recente aprovação da lei “Aula Segura”, projetada pelo governo conservador para facilitar a expulsão de estudantes envolvidos em protestos, abre espaço para arbitrariedades e ações disciplinares que afetam desproporcionalmente estudantes de setores sociais marginalizados e com dificuldades de aprendizagem. A guerra contra os professores e a ameaça às escolas que historicamente apoiaram a noção de qualidade na educação pública intensificaram as ações de protesto de professores e alunos. As críticas e resistências podem ser analisadas dentro do marco conceitual da Criminalização e Patologização da Juventude. Propõe-se nesta apresentação que estas categorias sirvam para comparar e contrastar políticas punitivas e neoliberais locais/nacionais e internacionais, a fim de contemplar as consequências para a aprendizagem dos estudantes, para as condições de trabalho dos professores e para as trajetórias escolares dos jovens. Buscamos iniciar uma conversa sobre as experiências de resistências à implementação de políticas punitivas e de militarização das escolas que ocorreram no Chile, EUA e talvez no Brasil, com o objetivo de gerar pontes de entendimento, inspiração e possibilidades de colaboração nas situações atuais.

Debatedores:

Profa. Inny Accioly (IEAR/UFF), prof. Claudio Fernandes da Costa (IEAR/UFF), pesquisadora Christina Bosch (Universidade de Massachusetts/EUA), Lucas Nascimento (IEAR/UFF) e representante do SEPE Angra/Paraty.

A Aula aberta ministrada pela prof.ª Inny Acioly acontecerá no dia 16 de agosto, a partir das 18 horas, no Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR/UFF.