Convocatória Revista Mural Internacional

Postado por IEAR em 18/out/2019 - Sem Comentários


Convocatória Revista Mural Internacional

Editores convidados:
Andrés del Río
(Professor Adjunto IEAR/UFF e INCT-PPED),

Juliana Cesario Alvim Gomes
(Professora Adjunta Faculdade de Direito, UFMG).


Revista Mural Internacional convoca a interessados a enviar artigos inéditos para compor o dossiê temático Direitos Humanos, neoliberalismo e autoritarismo: retrocessos e perspectivas contemporâneas no Brasil e no mundo editado por Andrés del Rio (IEAR/UFF e INCT-PPED ) y Juliana Cesario Alvim Gomes (FD-UFMG).

Contextualização e convocatória:

Nas últimas décadas, os direitos humanos passaram por um processo de progressivo reconhecimento jurídico e político tanto no âmbito doméstico quanto internacional. Apesar disso, recentemente têm sido objeto de ataques sem precedentes, tanto no âmbito concreto quanto discursivo. Em diversos países, incluindo no Brasil, esse processo tem ocorrido em paralelo a um crescente autoritarismo refletido e corroborado pelos resultados das eleições para a chefia do Poder Executivo. O dossiê “Direitos Humanos, neoliberalismo e autoritarismo: retrocessos e perspectivas contemporâneas no Brasil e no mundo” pretende explorar de uma maneira crítica e construtiva esse fenômeno mapeando os retrocessos, investigando suas causas e apresentando perspectivas possíveis tanto a nível nacional como regional. Os trabalhos que compõem o dossiê são investigações teóricas e práticas sobre os desafios dos direitos humanos no contexto global atual incluindo reflexões sobre violações direitos de minorias políticas, acesso à terra, meio-ambiente, emprego de violência privada e estatal e desarticulação de mecanismos de bem social, bem como estratégias que vêm sendo empregadas para resistir a essas ofensivas. Fazem parte da discussão, a defesa e luta dos direitos humanos nos sistemas internacionais e regionais de direitos humanos, incluindo o âmbito das nações unidas, comissão e corte interamericana de direitos humanos.

Os artigos devem ser inéditos e podem ser enviados em português, inglês e espanhol, e todos serão submetidos à revisão cega por pares, qualquer sugestão e/ou comentário, incluindo novo ordenamento do texto, será previamente discutido e aprovado pelos autores.


Calendário:

O prazo para a recepção de artigos vai até 31 de Janeiro de 2020.

Os/as interessados/as deverão enviar os artigos inéditos pelo portal da Mural Internacional.

A previsão da publicação do dossiê é para julho de 2020.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notícias

 

Para acessar todas as notícias, clique aqui.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content