V Encontro Internacional de Estudantes e Pesquisadores sobre a Temática Cárcere e Acesso a Direitos Educativos (EITICE)

Postado por IEAR em 13/maio/2022 - Sem Comentários

20 e 21 de outubro de 2022

Apresentação

Em sua quinta edição, o Encontro Internacional de Estudantes e Pesquisadores sobre a Temática Cárcere e Acesso a Direitos Educativos (EITICE) ocorrerá no Brasil, na Universidade Federal Fluminense.
O evento surgiu como uma iniciativa de universidades da América do Sul, com o objetivo de socializar experiências de pesquisas sobre o tema nos países sul americanos.
Para este encontro, são convidados pesquisadores de graduação
e pós-graduação que desenvolvem pesquisas relacionadas ao encarceramento e acesso aos direitos educativos nas prisões, principalmente pesquisas em desenvolvimento e/ou concluídas nos últimos 5 anos da data do evento.
Como nas edições anteriores, o objetivo é reconhecer, reunir e consolidar trabalhos de grupos de pesquisa e pesquisadores individuais cujos temas de investigação estão relacionados à privação de liberdade e acesso à informação, educação e suas articulações com o acesso a outros direitos.
A ênfase do evento está no intercâmbio e discussão da agenda de pesquisa relacionada à educação implementada em espaços de privação de liberdade, bem como no debate sobre o trabalho daqueles que estão desenvolvendo pesquisas nessa área.

Público alvo

Estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores/as que desenvolvem suas pesquisas sobre encarceramento e acesso ao direito educativo.

Lançamento da primeira Circular: 12 de maio
Prazo para recebimento de resumos expandidos: 12 de maio a 15 de junho
Resposta do comitê acadêmico: 20 de julho
Prazo de recepção de trabalhos completos: 20 de agosto
Publicação do programa da reunião – segunda circular: 20 de setembro

Orientações para inscrição e submissão de trabalhos

Para submissão do trabalho, clique acima em “ Inscreva-se ” e preencha o formulário
com os dados pessoais e acadêmicos. Em seguida, faça o upload do arquivo com o resumo expandido que deverá seguir as seguintes normas:
Número de autores: o trabalho poderá ter, no máximo, 03 autores.
Número de trabalhos por autor: cada participante poderá ser autor ou co-autor de apenas um trabalho. Não será permitido participar em mais de uma modalidade (autor ou co-autor).
Formato: A4, Times New Roman 12, espaçamento simples;
Extensão: máximo de 2.000 palavras (deve incluir uma breve revisão do problema do estudo, objetivos, metodologia e resultados da pesquisa);
Idioma: espanhol ou português;
Cabeçalho: título e informações do autor (nome e sobrenome, afiliação institucional e endereço de e-mail);
Palavras-chave: Incluir três a cinco palavras-chave;
Nome do arquivo: O nome do arquivo deve indicar em maiúscula o sobrenome do primeiro autor seguido por “Res”.
Exemplo: SOBRENOMEDOAUTOR_Res.
Caso o trabalho seja aprovado pelo Comitê Acadêmico, o autor deverá encaminhar o texto completo de acordo com os prazos e as normas que serão divulgadas oportunamente.

Eixos temáticos

1. Aspectos pedagógicos e didáticos da educação em espaços de privação e restrição de liberdade.
2. Ler e escrever no cárcere
3. Formação inicial e continuada de educadores e reflexão a partir das práticas em espaços de privação e restrição de liberdade.
4. A universidade no cárcere.
5. Sujeitos da educação em privação e restrição de liberdade.
6. Diálogos interdisciplinares: Direito, Política Penal, Segurança Pública, Direitos Humanos e outros.

Comissão Organizadora

Alicia Álvarez (UDELAR)
Ana Cláudia Godinho (UFRGS)
Analía Umpierrez (UNICEN)