Projeto Retomadas – Curadorias Indígenas e Descolonização dos Museus Públicos

Postado por Thiago Braun em 19/set/2022 - Sem Comentários

No dia 19/09 o Projeto Retomadas recebe Denílson Baniwa para a conversa *”Curadorias Indígenas e Descolonização dos Museus Públicos”*. Denilson Baniwa é indígena Baniwa, é um artista brasileiro, curador, designer, ilustrador, comunicador e ativista dos direitos indígenas. Conhecido como um dos artistas contemporâneos mais importantes da atualidade por romper paradigmas e abrir caminhos ao protagonismo dos indígenas no território nacional.

O artista já participou de diversas exposições, sendo algumas como “Dja Guata Porã” em 2017, no Museu de Arte do Rio; “Terra Brasilis: o agro não é pop!”, em 2018, na Galeria de Arte da Universidade Federal Fluminense; e, em 2019, a exposição “Vaivém”, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Em setembro de 2019, Baniwa participou de uma exibição internacional em Toronto, Canadá, do Arctic Amazon Symposium. Em sua carreira Denilson Baniwa também ganhou dois prêmios: o prêmio Festival Festas de Lisboa, em 2014, na categoria ilustração e o prêmio Pipa de Arte Contemporânea, em 2019, na categoria online. 

Atualmente, Denílson Baniwa está como curador da exposição “Nakoada: estratégias para a arte moderna” no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro-RJ. 

Data: 19 de setembro às 20h00.

Local: Canal do grupo de pesquisa Currículo, Diferença e Formação de Professores.

https://m.youtube.com/watch?v=LV2F581CexA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notícias

 

Para acessar todas as notícias, clique aqui.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content