Atenção ao novo limite de armazenamento digital na UFF

Postado por IEAR em 03/fev/2023 - Sem Comentários


Adaptado do site da UFF


O Google aplicou novos limites de armazenamento digital às universidades brasileiras, incluindo a UFF. A partir de 15 de janeiro, os usuários da comunidade acadêmica que possuem UFFmail (@id.uff.br) estarão limitados ao armazenamento de até 20GB dos dados do Google Drive, Gmail e Google Fotos.

A UFF integrava um amplo conjunto de instituições de ensino superior que assinaram um acordo com o Google para a utilização gratuita dos serviços do Google Suite for Education. No entanto, no ano de 2021 a empresa anunciou uma série de mudanças  e, desde então, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e o Gabinete do Reitor (GAR)  vêm analisando o cenário a fim de que nenhum serviço essencial da universidade seja prejudicado e/ou impacte no cotidiano de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos. Como consequência dessa análise, a UFF resolveu aderir ao contrato Google Workspace for Education Plus, não gratuito, que garantiu o armazenamento ilimitado por 1 ano, além de manter as ferramentas da suíte sem os limites impostos no contrato gratuito.

Neste sentido, alguns benefícios continuam disponíveis, como: integração com a plataforma Google Classroom e SISPOS; integração com a plataforma de autenticação da UFF; e controle centralizado de domínio, ou seja, mais assertividade na tratativa de incidentes e segurança.

As contas que ultrapassarem o limite individual de 20 GB terão os serviços do Drive, Gmail e Fotos interrompidos. Por essa razão, é fundamental que o serviço seja utilizado estritamente para fins acadêmicos. Além disso, dados que violem a lei de direitos autorais podem ocasionar a suspensão do acesso à conta institucional da UFF.


Saiba o que fazer para liberar espaço da sua conta
A recomendação é que, nas primeiras semanas de janeiro, o usuário verifique o armazenamento da sua conta e exclua os arquivos desnecessários. A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) preparou um passo a passo para auxiliar neste processo:
Para visualizar o armazenamento disponível e excluir arquivos dispensáveis no Drive, acesse Armazenamento no Drive.
Para analisar e excluir arquivos dispensáveis em drives compartilhados, acesse Drives compartilhados. Para pesquisar e excluir e-mails dispensáveis, siga as instruções do Gmail em Gerenciar arquivos no armazenamento do Google Drive.

Importante ressaltar que, caso não seja possível realizar a verificação do seu armazenamento até o dia 15 de janeiro, os documentos não serão excluídos das ferramentas Google Workspace. Neste caso, não será possível apenas realizar o upload de novos arquivos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo site http://app.uff.br/atendimento ou pelo e-mail atendimento@id.uff.br.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Notícias

 

Para acessar todas as notícias, clique aqui.

Copyright 2023 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content