Seleção para bolsista de Desenvolvimento Acadêmico: “Justiça Transicional em Contextos Críticos”

Postado por IEAR em 24/mar/2023 - Sem Comentários

Título do projeto: Justiça Transicional em contextos críticos: o impacto da pandemia

Detalhe: A pesquisa procura iniciar aos alunos o debate de repensar os processos de reconciliação nacional desde a perspectiva da justiça transicional e de forma comparada. Principalmente observamos os diferentes processos em andamento na América Latina. Especialmente, observaremos a dimensão da justiça e os tribunais. Uma área pouco analisada de forma comparada. Assim, a ideia central é iniciar nos desafios da compreensão da revisão do passado, desde o presente para mudar o horizonte. Num primeiro momento, o estudante será orientado para aprofundar na teoria específica. Num segundo momento, se debaterão os casos escolhidos e analisarão suas características próprias. Num terceiro momento, debateremos a justiça transicional e o contexto regional de pandemia Covid-19 e a fase pós pandêmica. Se salientaram as características específicas desses contextos. Finalmente, realizaremos um breve relatório comparando os casos de estudo observando o processo político internacional e sua influência no desenvolvimento da JT.

Curso: POLÍTICAS PÚBLICAS (ANGRA DOS REIS)

Link: Sistema SISBOL