Chamada para Professores Voluntários – Pré Vestibular Ilê ÈKÓ

Postado por IEAR em 30/mar/2023 - Sem Comentários

O Ilê Èkó – Pré vestibular social do IEAR/UFF é uma iniciativa que envolve estudantes, professores/as e funcionários/as técnico-administrativos do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR-UFF). O Ilê Èkó tem como objetivo orientar e preparar, de forma crítica e humana, pessoas para ingressarem no ensino superior, mais especificamente em universidades públicas. Também, é uma iniciativa gratuita voltada para egressos do ensino médio e pessoas em geral que têm dificuldades para financiar um cursinho pré-vestibular, especialmente pessoas negras, indígenas e pessoas trans e moradores de comunidades carentes e comunidades tradicionais.

“Ilê Èkó” vem da língua iorubá e significa casa do saber, da aprendizagem, do ensino. Com esse termo queremos reforçar a função social da universidade, um espaço de produção coletiva do conhecimento – onde todes têm a ensinar, todes têm a aprender – em prol da justiça social. Do mesmo modo, é uma homenagem, uma reparação simbólica mínima, aos milhares de africanos sequestrados que ingressaram em território brasileiro via a costa de Angra dos Reis. O Ilê Èkó tem a missão de tornar a “travessia” mais amena até a universidade.

Essa é uma iniciativa sem financiamento ou recursos próprios, nesse sentido, convidamos professores e professoras de todas as áreas de conhecimento que queiram realizar trabalho voluntário a se candidatarem para atuar no projeto. As atividades e aulas do ÈKÓ estão previstas para o fim de abril e serão realizadas na sede do IEAR, em Jacuecanga.

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKD6VGm7UEQIRO0aUkL-XUjNNW4bLlJFx96n-5n9e8yMKcjQ/viewform?usp=sf_link

Para mais informações e dúvidas:
E-mail: preeko.iear@id.uff.br