ST12 – Fabulações Curriculares de Gêneros, Sexualidades e Raça

Postado por IEAR em 09/ago/2023 - Sem Comentários



Nas últimas décadas, as pesquisas do campo curricular em gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais, que eram categorias descritas como territórios de silêncio, tornaram-se o terreno de uma explosão conceitual sem precedentes. Essas pesquisas trouxeram deslocamentos temáticos, contudo, grande parte continuou reiterando um modo operatório vinculado a uma lógica de planejamento e ensino de conhecimentos, perspectivando projetos emancipatórios diante de um sujeito humanista a ser preenchido, conscientizado e letrado. Se a inserção desses temas proporcionou um arejamento, os desafios de uma não fixação e encapsulamento da diferença, que muitas vezes se performam em receituários e manuais antirracistas e antissexistas, têm sido a tônica de muitas pesquisas, mesmo aquelas se exercitam em registros pós-estruturais, pós-fundacionais e pós-humanos. Neste simpósio temático, apostamos que estas e outras abordagens exploraram como gênero, sexualidade e raça se manifestam através dos currículos em diversas dimensões para além da epistemologia, do inteligível ou do reconhecível, percorrendo práticas em diferentes níveis de implicação material e semiótica. O tema do evento racial de Denise Ferreira da Silva, a resistência do objeto de Fred Moten, a proposta do espaçotempomaterializante de Karen Barad, o perspectivismo ameríndio de Eduardo Viveiros de Castro e o enfrentamento ao futurismo reprodutivo de Lee Edelman são alguns exemplos de abordagens que se destacam nos campos do pensamento negro radical, dos estudos queers e dos estudos indígenas, que apenas recentemente vem encontrando algum eco nas pesquisas em educação. Este Simpósio Temático busca amplificar esse repertório no campo curricular, envolvendo propostas teóricas e experiências de pesquisas concluídas e em andamento que trabalhem aspectos ontológicos e que envolvam igualmente múltiplos modos de enovelamento entre estética, política, economia e educação. A perspectivas da fabulação crítica de Saidiya Hartman, da fabulação especulativa de Donna Haraway, da afro-fabulação de Tavia Nyong’o, da escrita erótica de Elizabeth Freeman, da escrevivência de Conceição Evaristo e mais amplamente do realismo especulativo e da ficção como antropologia especulativa têm, aqui, também uma importância metodológica no conjunto de discussões que se busca trazer neste simpósio para pensar escritas com e contra o arquivo curricular. Esperamos reunir experimentos de pensamento que performam e encarnam espectros, fantasmas e eventos em uma tentativa de perturbar ontologicamente a gramática pedagógica e o léxico educacional. Propomos como questão aos/as interessados/as em submeter propostas a este simpósio: quais seriam as fabulações curriculares de gênero, sexualidade e raça que permitiriam reimaginar política e esteticamente o mundo? Neste aspecto, aguardamos propostas que escapem da ideia humanista de pensar o currículo, acionando o conjunto de possibilidades disponíveis para situar radicalmente a diferença.

https://cinabeth.com.br/

Coordenação:
Iris Verena Oliveira – UNEB
Paulo de Tássio Borges – UFF
Thiago Ranniery – UFRJ

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