Lançamento: Violência Política na Baixada e Baía da Ilha Grande : as Polícias e o Poder Político

Postado por aloisio em 17/out/2023 - Sem Comentários

No dia 24 de outubro, o Observatório de Favelas, por meio do Programa de Direito à Vida e Segurança Pública, realiza o evento de lançamento da publicação “Violência Política na Baixada Fluminense e Baía da Ilha Grande : as Polícias e o Poder Político”

A pesquisa é resultado do trabalho realizado por pesquisadores do Observatório de Favelas, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Witwatersrand – WITS (África do Sul) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com apoio da Fundação Heinrich Boll e da Open Society Foundations e tem como objetivo realizar uma análise das diferentes formas de interseção entre violência e política nas regiões da Baixada Fluminense e da Baía da Ilha Grande entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023.

Neste novo ciclo, a pesquisa tem como ponto central a análise do papel das polícias e forças de segurança na política e o modo pelo qual essa presença se articula com as dinâmicas de violência política.

O evento começará às 9h30 e será realizado na sede do Observatório de Favelas (Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré). Além disso, teremos uma cobertura ao vivo no nosso canal do Youtube.

Realização: Observatório de Favelas, Laboratório de Estudos sobre Política e Violência (DGP/IEAR/UFF), Núcleo de Estudos sobre o Estado, Instituições e Políticas Públicas (DGP/IEAR/UFF). Parceria: Laboratório de Análise da Violência (LAV-UERJ) e Witwatersrand University. Apoio: Fundação Heinrich Böll e Open Society Foundations.