Publicação: “Violência Política na Baixada Fluminense e Baía da Ilha Grande : as Polícias e o Poder político”

Postado por aloisio em 27/out/2023 - Sem Comentários

Dando continuidade aos estudos publicados em 2021 e 2022, a pesquisa fez uma análise das diferentes formas de interseção entre violência e política nas regiões da Baixada Fluminense e da Baía da Ilha Grande entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023.

Desenvolvemos ao longo dos anos uma pesquisa de fôlego que busca analisar os arranjos que articulam poder político, poder econômico e poder de matar, como elementos constitutivos da violência política. Neste novo ciclo, a pesquisa tem como ponto central a análise do papel das polícias e forças de segurança na política e o modo pelo qual essa presença se articula com as dinâmicas de violência política.

Os principais resultados obtidos foram sistematizados na publicação: “Violência Política na Baixada Fluminense e Baía da Ilha Grande: As Polícias e o Poder Político”.

Você pode acessá-la no link: https://curt.link/pesquisaviolenciapolitica-2023

Este estudo é resultado do trabalho realizado por pesquisadores do Observatório de Favelas, da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Witwatersrand – WITS (África do Sul) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com apoio da Fundação Heinrich Boll e da Open Society Foundations.